CIDADANIA

Assistência Social: autistas tem mais uma opção em Vila Velha

Autistas e familiares tem mais uma opção de assistência social no município de Vila Velha

Em 28/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

E uma das organizações contempladas foi a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo – AMAES, que é uma organização da sociedade civil, privada, sem fins econômicos, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual.

Recentemente, a prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou o termo de parceria com organizações que desenvolvem trabalhos para e com pessoas com deficiência do município.

E uma das organizações contempladas foi a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo – AMAES, que é uma organização da sociedade civil, privada, sem fins econômicos, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. De acordo com a assistente social Letícia Coutinho, a entidade tem como missão “exercer a luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e seus familiares, acolhendo, informando e prestando atendimento, para incentivo à autonomia e dignidade desse público”.

>> Bairro Santa Rita recebe Caravana do Desenvolvimento

Com sede principal em Vitória, atualmente possui filiais em Cariacica, Serra e Vila Velha. Na área da Assistência Social, a instituição oferta serviços voltados ao acolhimento e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como de habilitação e reabilitação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por meio de grupos e oficinas. Em Vila Velha, a meta pactuada com a assinatura do termo de parceria é de atender 80 autistas e seus familiares.

Para ingressar nos serviços da instituição, as famílias devem fazer contato com a AMAES na primeira segunda feira útil do mês e agendar uma data para o acolhimento. Esse contato é realizado nos telefones (27) 2018-1193/ (27) 99225-9367, a partir das 8h da manhã.

A documentação necessária para o acolhimento é a seguinte:
• Laudo original
• FOTO 3x4
• Certidão de Nascimento ou RG do Autista (Cópia)
• CPF do Autista (Cópia)
• Cartão do SUS (Cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Declaração Escolar (Cópia)
• RG e CPF do Responsável (Cópia)

Após o acolhimento com o Serviço Social, se houver vaga nos serviços disponíveis, o autista é inserido em atendimento. Caso não haja, ele entra em uma fila de espera. A partir do acolhimento, a família passa a saber mais sobre os serviços da instituição e começa a participar dos grupos e eventos, com vistas a fortalecimento de vínculos, acolhimento, assessoramento, luta e defesa pela garantia de direitos.

Enquanto instituição referência no atendimento ao autista e seus familiares, diariamente conseguimos identificar o contentamento das famílias que ingressaram nos serviços da instituição, que hoje preza por um acolhimento humanizado e fidedigno a causa autista. 

Para além, observamos também por meio da intervenção e através dos nossos registros as mudanças e evoluções nos nossos assistidos: habilidades sociais, autonomia, comunicação, psicomotricidade, raciocino, entre outras, são habilidades desenvolvidas pelos atendidos da AMAES. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Bairro Santa Rita recebe Caravana do Desenvolvimento
Vitória com Você leva serviços para a Grande Maruípe
Nova Venécia investe R$1 milhão em entidades beneficentes
Prefeitura de Aracruz amplia serviços do Auxílio Funeral
Bairro Boa Vista recebe 11ª edição do Serra + Cidadã
Serra inaugura o centro municipal das juventudes (CMJ)
Programa Família Presente acontece na Serra neste sábado
Aracruz + Cidadania atende público de todas as idades
> ​Moradores de Aribiri e região vão receber CRAS Itinerante
Aracruz + Cidadania: ação terá consultas e atendimento social
Vila Velha vai receber CRAS Itinerante na próxima terça (27)

TAGS:
ASSISTÊNCIA SOCIAL | VILA VELHA | AUTISTAS | FAMILIARES | OPÇÃO