TEMAS GERAIS

Ataques aéreos no Paquistão matam 18 rebeldes.

O Exército paquistanês afirmou que ainda foram destruídos munições e um armazém de armas.

Em 26/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dezoito rebeldes morreram em ataques aéreos do Exército do Paquistão perto da fronteira com o Afeganistão. As informações foram divulgadas por fontes militares.

Os ataques ocorreram na noite desse sábado (25) no distrito de Khyber, onde os talibãs e o grupo islâmico armado Lashkar-e-Islam se refugiaram. Em nota, o Exército paquistanês afirmou que ainda foram destruídos munições e um grande armazém de armas.

A campanha contra grupos islâmicos na região começou em 2004, quando o Exército do Paquistão iniciou a busca por combatentes da Al Qaeda que atravessavam a fronteira depois da invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos.

Em junho, as forças do Paquistão deram início a uma ofensiva contra esconderijos de rebeldes no Waziristão do Norte. A ação ocorreu depois de um ataque no aeroporto de Carachi que encerrou as negociações de paz entre o governo e os talibãs.

O Waziristão do Norte, no Noroeste do país, próximo da fronteira com o Afeganistão, é considerado a maior base do movimento dos talibãs paquistaneses que lidera, desde 2007, a guerra contra o governo de Islamabad.

Segundo balanço divulgado pelo exército do Paquistão, mais de mil militantes foram mortos.

Por Juliana Andrade/EBC