CIDADE
Atendimento especial para Hipertensos e diabéticos em Vitória
Orientando os moradores sobre medidas de prevenção.
Em 26/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Orientar os moradores sobre medidas de prevenção contra diabetes e hipertensão arterial e sobre os fatores de risco dessas doenças. É com esse intuito que a equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde (US) do Forte São João, em Vitória, realiza grupos de acompanhamento para pessoas com hipertensão arterial e diabetes que residem nos bairros vizinhos.
O objetivo é ampliar a resolutividade da atenção básica e garantir o acompanhamento de pacientes, orientando-os a compreender o problema e aderir o autocuidado.
Durante os encontros, que contemplam pacientes que já estão cadastrados, os enfermeiros pesam e medem a circunferência abdominal, a pressão arterial e a glicose de cada pessoa.
Depois, cada um é atendido pelo médico, que pode prescrever tratamento medicamentoso e não medicamentoso, bem como solicitar exames complementares quando necessário.
Acompanhamento
Moradora do bairro Cruzamento, dona Rosa Maria da Penha de Almeida, de 74 anos, disse que já está fazendo esse acompanhamento há mais de cinco anos. "Foi Deus quem colocou esses profissionais no nosso caminho. Estão sempre com a gente e dando puxão de orelha quando precisa".
Conscientização
No encontro desta última terça (25), o enfermeiro Carlos Alberto Layber Mezadre, da UBS Forte São João, também realizou uma conscientização sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, e para evitar o acúmulo de água parada dentro de suas residências.
"Além de fazermos um acompanhamento regular dos pacientes, conseguimos passar diversas informações que vão gerar saúde e bem-estar para a comunidade", aponta Carlos Alberto.
Doenças
A Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus são doenças crônicas, apontadas como os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Por meio de um sistema de cadastramento e acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes em grupo, com consultas programadas/agendadas, são garantidos retornos das pessoas às consultas, continuidade do tratamento, qualificação da atenção prestada e prevenção de complicações.
LEIA TAMBÉM
Ato público pelo fim da violência contra idosos será realizado nesta sexta em Vitória
A escadaria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo vai ficar movimentada na tarde da próxima sexta-feira (28). Pessoas de todas as idades e de todas as regiões de Vitória vão participar do ato público em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a partir das 13 horas.
A manifestação é realizada todos os anos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio dos serviços de convivência para a pessoa idosa, como os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI´s) e os grupos de terceira idade, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid).
Os participantes vão vestir camiseta branca e distribuir panfletos educativos. A programação começa às 13h30, com sessão especial "Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa", no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa.
Durante a tarde, haverá apresentações culturais, abordagens e intervenções cênicas para sensibilização das pessoas que circulam pelo local, apresentação de congo e toda a vitalidade dos idosos participantes dos CCTI´s.
Orientações
Além de chamar a atenção da população para o tema, o ato público visa orientar sobre serviços de saúde, de convivência e de assistência específicos para a faixa etária e divulgar os canais para denúncia das violações.
Grande parte das violações contra idosos acontece no ambiente familiar e caracteriza-se por negligência, violências física e psicológica e abuso financeiro e econômico. Os idosos ainda lidam com discriminação, desrespeito e violência física.
Programação
-
13h - Concentração
-
13h15 – Apresentação Cultural
-
13h30 – Sessão Especial “Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”, no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
-
13h30 às 14h30 – Escadaria da Assembleia Legislativa: Sensibilização da sociedade com abordagens, intervenções cênicas pelos CCTIs e Creas.
-
14h45 – Apresentação do Congo do CCTI Maria Ortiz.
-
15h – Pronunciamentos sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
-
15h15 – Abordagens, intervenções cênicas pelos CCTIs e Creas e fala livre das pessoas idosas.
-
15h45 – Apresentação do Congo e sensibilização da sociedade.
-
16h – Encerramento – Ato Simbólico.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL