VIAGENS & TURISMO

Atividade turística cresceu 3,1% no Espírito Santo em 2023

Setor registrou um crescimento de 3,1% no acumulado dos primeiros quatro meses de 2023.

Em 26/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sagrilo/Setur/ES

Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) divulgados neste mês de junho e analisados pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio ES)​.

O Espírito Santo vive um novo momento do turismo, fruto do planejamento e dos investimentos dos setores públicos e privados na área. O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Estado, divulgado neste mês de junho, registrou um crescimento de 3,1% no acumulado dos primeiros quatro meses de 2023, com relação ao mesmo período do ano passado.

No comparativo mensal, as atividades turísticas do Espírito Santo no mês de abril também reagiram em relação ao mês de março de 2023, registrando alta de 0,9%. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio ES), avalia que o setor entrou em nova rota a partir de 2023, com o fim dos efeitos pós-pandêmicos, e tem passado por altos e baixos devido aos ajustes no nível de atividade.

Indicador

O indicador de abril de 2023 ficou 12% acima do registrado antes da pandemia (fevereiro 2020). Depois da forte recuperação no período pós-pandemia, o volume movimentado se deslocou para cima, em um nível que não era alcançado desde 2014. Com a curva em patamar mais alto, serão necessários esforços ainda maiores para dar continuidade ao crescimento.

Para os próximos meses o cenário continua favorável para o contexto local, mas necessita do redirecionamento das ações para incrementar os potenciais turísticos do Estado.

No Brasil, as atividades turísticas em abril ficaram estáveis (-0,1%) na comparação com março de 2023. Em relação ao mesmo mês de 2022 obteve alta de 1,4%. Com esses resultados, o acumulado foi uma alta de 8,4% no ano. (Por  Amanda Monteiro/AsImp)

Leia também:

Vitória lidera lista de destinos mais procurados no país em julho
Vila Velha é o 2º destino mais buscado do país por viajantes
Vila Velha lidera os destinos mais reservados do Airbnb no ES
Atividade turística cresceu 4,9% no ES no 1º trimestre de 2023
Temporada de baleias jubartes vai estimular turismo em Prado
Prado: Barra do Cahy encanta pela história e belezas naturais
Casa do Turista teve aumento de 10% nos atendimentos em 2022
Vila Velha está entre os destinos mais procurados do Airbnb
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas

TAGS:
TURISMO | ESPÍRITO SANTO | PESQUISA | FECOMÉRCIO-ES | ATIVIDADE | CRESCIMENTO