EDUCAÇÃO

Atividades diferenciadas dão toque especial às aulas de Matemática.

Durante o mês de agosto, os estudantes de Colatina/ES construíram jogos matemáticos.

Em 22/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na Escola Estadual Honório Fraga, localizada em Colatina, os alunos dasséries do Ensino Fundamental estão cada vez mais animados em aprender Matemática. Durante o mês de agosto, os estudantes construíram jogos matemáticos envolvendo conteúdos como Álgebra, Geometria e a Matemática Comercial
 
Os estudantes se organizaram em grupos e construíram jogos da memória, dominó notável, trilha de fatoração e boliche das equações, abordando os conteúdos de polinômios, produtos notáveis, fatoração, porcentagem e equações do 1ºgrau
 
De acordo com o professor Ivan Prates, os alunos apresentaram os trabalhos para os colegas das outras turmas e, com isso, puderam assimilar de forma mais eficaz os conteúdos aprendidos. “Eles são muito dedicados, vejo que se esforçam ao máximo para realizar as atividades avaliativas. Dessa forma, fica mais fácil assimilar a matéria vista durante as aulas”, afirmou.
 
O aluno João Pedro Galina contou sobre a experiência de assistir a apresentação das outras turmas. “Os jogos foram ótimos, pois é uma forma de entender melhor o conteúdo. Além disso, observei que os alunos tiveram muita organização, o que nos trouxe várias aprendizagens”, disse.
 
Matemática e Meio Ambiente
 
Os alunos dasérie do Ensino Fundamental da Escola Estadual Araribóia, localizada em Pancas, participaram do projeto “O uso racional da água e da energia elétrica: um tema da Matemática”. O trabalho apresenta a aplicação dos conhecimentos da Matemática para a resolução do problema da falta de água
 
Em sala de aula, os estudantes aprenderam sobre o tema sustentabilidade, utilizando cálculos da conta de energia elétrica, produção de gráficos, pesquisa na comunidade e entrega de panfletos com dicas de economia de água. A iniciativa partiu da professora Jaqueline Dias da Silva, com o objetivo de facilitar a compreensão e a ficção do conteúdo estudado em suas aulas.
 
Segundo ela, a relação entre a Matemática e o estudo do meio ambiente proporciona a avaliação dos prejuízos e ajuda a projetar soluções. “O objetivo desse evento é fazer com que eles aprendam a preservar o meio ambiente. Quero construir uma consciência ecológica dentro da escola.”, finalizou.
 
Fonte:Secom ES