ESPORTE NACIONAL

Atleta-bolsista vira destaque na Corrida da Paz em Brasília.

Estudante cruzou a linha de chegada ao percorrer um trecho de 4 km em 10min50s.

Em 03/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais uma vez o aluno Joseías de Souza, 16 anos, atleta do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte (Profesp) foi destaque na Corrida da Paz, no Eixão Sul, em Brasília, evento que reuniu 3,5 mil pessoas, entre militares, civis, crianças e idosos.

Apesar de não ter caráter competitivo, o estudante cruzou a linha de chegada ao percorrer um trecho de 4 km em 10min50s, repetindo o feito do ano passado.

Entre as mulheres, a aluna Fernanda Pontes de Sá Mesquita, 14 anos, chegou entre as dez primeiras, com 17min55 segundos. Em 2014 ela conquistou a segunda colocação. Fernanda tornou-se conhecida ao ganhar o Circuito Caixa de Maratoninhas 15 vezes e 15 bicicletas de prêmio, todas doadas aos colegas de sua escola.

Conhecida internacionalmente como CISM Day Run, a Corrida da Paz mostrou o seu propósito: promover uma jornada esportiva, sem fins competitivos, que ocorre anualmente, em todo o mundo, com o objetivo de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade civil por intermédio do esporte.

O evento acontece desde 2006 mundo afora e comemora o aniversário do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM). A entidade foi fundada em 1948, com o propósito pacifista de mais integração entre as nações seguindo o lema: “Amizade através do Esporte”.

Iniciativa

O Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte promove a inclusão social por intermédio do esporte para crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

É desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que fornecem material esportivo, uniforme, profissionais de educação física capacitados e alimentação saudável e de qualidade para mais de 15 mil alunos de 68 cidades em 25 estados, devendo este ano beneficiar 16 mil estudantes, com expectativa de atender 30 mil até 2020.

Fonte: Ministério do Esporte