ESPORTE NACIONAL
Atletas da paracanoagem intensificam treinos no Rio de Janeiro.
Modalidade estreia neste ano no maior evento esportivo do mundo.
Em 26/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A menos de 200 dias da abertura dos Jogos Paralímpicos 2016, os atletas brasileiros da paracanoagem intensificaram os treinos em busca de pódio e medalhas no maior evento esportivo do planeta. Nesta semana, Fernando Rufino, Mari Santilli e Vander Lima, promessas para este ano, começaram a treinar na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, que será palco das disputas da modalidade.
Em 2016, a paracanoagem estreia entre os esportes paralímpicos e o Brasil tem se destacado nas competições internacionais. Os atletas que chegaram ao Rio de Janeiro têm grandes chances de disputar o maior evento esportivo do planeta, mas dependem do resultado do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que será disputado em maio, na Alemanha, para garantir vaga.
De acordo com Thiago Pupo, treinador da equipe permanente de paracanoagem, as atividades realizadas na lagoa Rodrigo de Freitas, na capital fluminense, servem para ambientar os atletas às condições do local de competição. "Nosso principal objetivo é acostumar com a água, que é salobra, e com as condições de vento, além de aprimorarmos as nossas técnicas para garantir bons resultados na competição. Os atletas selecionados são os que têm maior chance de classificação para os Jogos e conquista de medalhas", explica Pupo.
Fernando Rufino, mais conhecido como "Cowboy", é uma das grandes promessas para 2016. Ex-peão de rodeio, o paratleta sul-mato-grossense mantém o terceiro lugar no ranking mundial da modalidade. Os colegas do Paraná, Mari Santilli e Vander Lima, ocupam posições de destaque na classificação nacional e também estão no Rio de Janeiro.
A próxima disputa está marcada para os dias 11, 12 e ‪13 de março na primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem. A prova será realizada em São Paulo, na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), que abriga o Centro de Treinamento de mais quatro paratletas.
Fonte: Ministério do Esporte