TEMAS GERAIS
Atletas levam igualdade racial às ruas na Corrida Zumbi dos Palmares
A estudante Luciangela Cardoso, de 39 anos, destacou a importância do evento.
Em 17/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A VIII Corrida de Rua Zumbi dos Palmares levou centenas de atletas às ruas do Centro de Vitória neste domingo (16). O evento, que teve como ponto de largada o Museu Capixaba do Negro (Mucane), reuniu cerca de 600 corredores, tendo como objetivo chamar atenção para a luta da população negra pelos seus direitos e incentivar uma vida mais saudável.
A estudante Luciangela Cardoso, de 39 anos, destacou a importância do evento. "Comecei a correr há alguns meses e não poderia deixar de participar desta corrida, que tem uma proposta muito louvável. Infelizmente, ainda existe muito preconceito racial em nossa sociedade. Todos precisam ser respeitados, independente de raça, cor, religião ou orientação sexual", disse.
Quem também estreou este ano no evento foi o cabeleireiro Ricardo Gonçalves, 24. Ele começou a correr há dois anos para ajudar no emagrecimento e não parou mais. "Inicialmente, minha motivação para correr foi a perda de peso. Eliminei quase 15 quilos e trouxe a corrida para a minha vida. Ano que vem estarei aqui novamente", afirmou.
Já Edilamar Vieira, 48, é veterana na competição. "Esta é a quarta vez que participo e, para mim, esta corrida é especial. Eu amo a minha cor. Amo ser negra. Além disso, é um momento de grande confraternização, onde todos têm o mesmo desejo, que é o respeito entre as pessoas", lembrou.
A Corrida de Rua Zumbi dos Palmares é realizada todos os anos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e integra as ações do município alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
Classificação
A grande vencedora na categoria feminino foi a cozinheira Eliane Santos, 36. "Fiquei muito feliz com a vitória. Participo de muitas corridas, mas tenho um carinho especial por esta, que incentiva a saúde e, ao mesmo tempo, representa a luta pela igualdade racial", disse.
Na categoria paralímpica, o troféu de 1º lugar foi para a auxiliar administrativo Andressa Ribeiro dos Santos, 21. "Foi uma satisfação muito grande. Eventos como este mostram que todos têm capacidade, mesmo com limitações", disse Andressa, que é deficiente visual.
Já na categoria masculino, a primeira colocação ficou com o empresário Rudney Ferreira. "Comecei a correr por orientação médica e não parei mais. Tenho participado de outras corridas e conseguido boas colocações. Então eu já esperava ficar entre os primeiros e, até mesmo, sair com a vitória", revelou.
A lista completa com a classificação geral da VIII Corrida de Rua Zumbi dos Palmares será divulgada nesta segunda-feira (17), no site da Prefeitura de Vitória.
Fonte:PMV