CIDADE

Ato na Grande Vitória reúne manifestantes pró-impeachment.

Protesto pede a saída da presidente Dilma e o fim da corrupção.

Em 14/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Manifestantes que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff ocupam a Praça do Papa, em Vitória, na tarde deste domingo (13). Em Vila Velha, a concentração aconteceu em um posto de combustíveis, na subida da Terceira Ponte. O ato foi convocado por meio de redes sociais.

A principal bandeira dos manifestantes é pressionar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. A orientação é para que as pessoas não usem máscaras nem mochilas.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 600 pessoas se reuniram próximo ao posto. Já a organização do protesto disse que o número de participantes era de 1,5 mil. A previsão era que o grupo atravessasse a Terceira Ponte, mas, como a concentração em Vitória era pequena, decidiram caminhar pelas ruas Hugo Musso e Jair de Andrade, em Vila Velha, e seguir em direção à orla.

"A gente está aqui na rua hoje para protestar, porque a população realmente precisa se mobilizar. É hora de o Brasil mudar. Viemos mudar o rumo do nosso país. É hora do impeachment", falou o empresário Marcelo Peisino.

Em cima do trio elétrico, participantes do grupo 'Fora Dilma Vitória' pediam à população que pressionasse os deputados que ainda não aderiram à votação a favor do processo de impeachment. Ao longo da caminhada, eles cantaram o Hino Nacional em coro.

Para o representante do Movimento Brasil Ético, Ademir Freire, a intenção do protesto é a punição das autoridades.

"Nós somos a favor do impeachment, porque queremos que a presidente seja penalizada pela violação de um dispositivo legal. Não estamos querendo dar um golpe, queremos punir quem cometeu um erro, quem violou a constituição. Não é simplesmente para tirar ela da presidência", disse.

Em Vitória, a Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que 200 pessoas se concentraram na Praça do Papa. De lá, o grupo seguiu em direção à orla de Camburi, onde outros manifestantes de juntaram, somando um total de 600. Já a organização informou que havia 2 mil pessoas na orla.

O representante do Movimento Fora Dilma Vitória, Carlos Leonardo Campos disse que a manifestação é um meio de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do impeachment da presidente.

"A população mostra claramente que o povo brasileiro está participando do protesto democrático, está participando da vida política do país e que não vai deixar barato, se por acaso o PT vier com o aparelhamento político das nossas instituições", afirmou.

Entre os grupos que participam do protesto, estão o 'Fora Dilma Vitória', 'Movimento Brasil Ético' e 'Movimento Brasil Livre'. Os organizadores do evento não têm previsão da quantidade de pessoas que devem aderir à manifestação.

Linhares
Em Linhares, Norte do estado, aproximadamente 30 pessoas foram às ruas protestar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A organização esperava, no mínimo, 500 participantes.

“Este é um movimento pacífico, democrático, de pessoas insatisfeitas com a situação do Brasil. O protesto é a favor do Brasil para que o povo acorde para a situação que estamos vivendo”, explicou um dos organizadores, Fernando Nogueira.

A concentração dos manifestantes foi na Praça 22 de Agosto, no centro da cidade. Por volta das 14h30, um trio elétrico conduziu a carreata pelas principais ruas e avenidas do Centro, que durou cerca de 30 minutos, e terminou na Praça Nestor Gomes, em frente aos Correios.

Fonte: G1-ES