MOTOR

Audi mostra carro elétrico que vira picape ao toque de um botão

Um crossover com contornos de cupê e quatro portas, o novo conceito da linha oferece.

Em 27/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Audi/Divulgação

Futurista activesphere quer unir mobilidade elétrica, versatilidade e estilo.

A Audi revelou na última quinta-feira (26) o activesphere, quarto modelo da série de conceitos que já conta com o skysphere roadster (2021), o grandsphere sedan (2022) e o urbansphere space (2022).

Um crossover com contornos de cupê e quatro portas, o novo conceito da linha Sphere oferece, segundo a marca das quatro argolas, um projeto de carroceria extremamente versátil, com a parte traseira podendo se transformar em uma picape ao toque de um botão.

Foto: Audi / Divulgação

Com seus 4,98 metros de comprimento, 2,07 de largura, 1,60 de altura e 2,97 de entre-eixos, além de amplo vão livre e rodas de 22 polegadas, o modelo flerta com o ambiente off-road. O sistema de tração e suspensão o torna igualmente eficiente para os trechos urbanos, rodoviários e off-road, ainda de acordo com a Audi.

Autônomo, o Audi activesphere também permite que o motorista tome o controle do volante e dos pedais quando desejar assumir a condução do veículo.

O conceito foi concebido e projetado pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA). O gerente do estúdio, Gael Buzyn, e sua equipe são as mentes criativas por trás do projeto.

“O activesphere é único. Ela é um novo tipo de crossover que entrega de forma inteligente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e a verdadeira capacidade off-road”, afirma o designer.

Elétrico, o activesphere oferece  autonomia superior a 600 quilômetro e tecnologia de 800 volts para recargas rápidas.

No interior, destaque para o conceito inovador Audi Dimension, que integra os mundos físico e virtual exibindo conteúdos digitais aos ocupantes, como visão do ambiente real e da rota e elementos interativos configuráveis individualmente para motorista e passageiros. Isto significa que toda informação relevante para o motorista pode ser mostrada, tal como condição da condução e navegação.

Ainda na cabine, os usuários podem ver os painéis de controle e outros displays virtuais em uma configuração minimalista e bem distribuída. A ótica da realidade mista confere aos usuários a capacidade de interagir precisamente com aquelas áreas reais sensíveis ao toque, porém invisíveis, pois os dispositivos mostram e executam funções reagindo em tempo real ao serem tocados pelos usuários.

“Dessa forma, o conceito activesphere da Audi é adequado para as demandas de uma geração de clientes Audi orientada para o futuro – pessoas para as quais a mobilidade individual e a sustentabilidade não são mutuamente excludentes”, avalia a fabricante.

(Por Redação, da Forbes)

Leia também:

> BMW bate 3º recorde consecutivo em vendas de moto no Brasil
Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos
Linha 2023 do Polo GTS tem faróis Matrix e couro até no painel
Rolls-Royce cresce em 2022 e bate novo recorde de vendas
Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
AUDI | ELÉTRICO | PICKUP| MERCADO | AUTÔNOMO