POLÍTICA CAPIXABA
Audiência para desestatizar a ES Gás será dia 24 de agosto
A sessão da sobre a desestatização tem como objetivo garantir a transparência do processo.
Em 13/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Desestatização da Companhia de Gás do Espírito Santo – ES Gás, foi autorizada por lei e tem como objetivo atrair novos investimentos para o Estado, além de contribuir com a melhoria dos serviços ao público.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), anuncia que realizará a audiência pública sobre a desestatização da Companhia de Gás do Espírito Santo – ES Gás, no dia 24 de agosto, das 11 h às 14 horas, por meio de transmissão on-line. A sessão tem como objetivo garantir a transparência do processo, além de reunir sugestões que possam contribuir na realização da privatização.
Autorizada por meio da Lei Estadual nº 11.507/21, a desestatização tem como objetivo fortalecer a cadeia de valor do gás natural no Espírito Santo, atrair novos investimentos para o Estado, bem como fomentar a expansão da malha de distribuição de gás canalizado da companhia e promover melhorias contínuas na prestação dos serviços à população capixaba.
O processo de desestatização é coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado pelo Governo do Espírito Santo para conduzir a privatização. A audiência pública contará com a participação de representantes da ES Gás, do BNDES, do Consórcio Genial – Gás, da Vibra Energia e do Governo do Estado.
Durante a sessão, serão apresentadas informações sobre o processo de venda da Companhia de Gás do Espírito Santo. Os interessados poderão realizar contribuições e pedidos de esclarecimentos durante a Audiência Pública de forma oral ou escrita. O link de transmissão da sessão será divulgado em breve, pela Sectides.
Sobre a ES Gás
Constituída pela Lei Ordinária N° 10.955/2018, a ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Estado do Espírito Santo detém 51% do capital votante, tendo como sócia a Vibra Energia, com os demais 49%.
No Espírito Santo, é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado, regulada pelo órgão estadual, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).
Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, de climatização e cogeração e termoelétrico, totalizando mais de 60 mil unidades consumidoras. É a atividade principal da ES Gás, como empresa distribuidora, levar o gás natural até os consumidores do Estado do Espírito Santo. (Com informações são da Sectides)
Regulamento e cadastro:
O regulamento da Audiência Pública está disponível no site da Sectides, no seguinte endereço: https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/desestatizacao-es-gas.
Os interessados devem se cadastrar previamente mediante envio de mensagem e de imagem legível da cédula de identidade para o e-mail desestatizacao@esgas.com.br.
Leia também:
> Governador visita obras de rodovias no sul do Espírito Santo
> Isenção de ICMS até 2032 para revenda de veículos no ES
> Casagrande visita obras do Rio Mangaraí, Santa Leopoldina
> ES: Convenção do PSB homologa candidatura de Casagrande
> Governador sanciona leis que aumenta prazo para pagar IPVA
> Serra: Audiências Públicas do Orçamento do Governo 2023
> TCE-ES emite parecer favorável à aprovação das contas de 2021
> ES: Audiências Públicas do Orçamento de 2023 no Noroeste
> Material de construção poderá ficar mais barato no ES
> Deputados aprovam ampliação de licença para servidores
TAGS: ES GÁS | AUDIÊNCIA | DESESTATIZAÇÃO | GÁS NATURAL | BNDES