EDUCAÇÃO
Aula inaugural do NossaBolsa com Governador do ES será nesta quarta (13)
Cerca de 400 novos alunos de várias regiões do Estado devem participar.
Em 11/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cerca de 400 novos alunos de várias regiões do Estado devem participar da tradicional aula inaugural para calouros do Programa Bolsa Universitária NossaBolsa com o Governador Paulo Hartung. Ela será realizada na próxima quarta-feira (13), às 15 horas, no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta.
O NossaBolsa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Atualmente, são 4.100 estudantes oriundos de escolas públicas que frequentam faculdades particulares sediadas no Espírito Santo, e que recebem bolsas de 50% ou 100%, dependendo da renda familiar per capta de até três salários mínimos.
Para participar da seleção no Programa, os candidatos tiveram que obter a média aritmética mínima de 500 pontos nas provas objetivas e, no mínimo, 450 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.
Para o Diretor Presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, a seleção dos novos beneficiados pelo Programa NossaBolsa superou as expectativas com relação aos novos critérios de habilitação pelo Enem, especialmente pela prova de redação, novidade no processo de seleção deste ano. “O resultado com cerca de 50% dos candidatos habilitados demonstrou o bom nível de nossos estudantes da rede pública”, ressaltou Buffon.
O secretário da Secti, João Guerino Balestrassi, destacou a capilaridade do Programa NossaBolsa e sua função social: “Atingimos quase a totalidade do território capixaba e, como 90% das bolsas são integrais, estamos promovendo a inclusão social, capacitando nossos jovens para a promoção do desenvolvimento sustentável do Espírito Santo”, afirmou Balestrassi.
Saiba mais
O Programa de Bolsa Universitária NossaBolsa foi criado pelo Governo do Estado em 2006 e conta, atualmente, com bolsistas em diversos cursos de graduação em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo. Ao ano, são investidos cerca de R$ 29 milhões do tesouro estadual, e são priorizadas áreas estratégicas como: tecnológicas; formação de professores para o ensino fundamental e médio; saúde e ciências sociais aplicadas. O valor da bolsa pode ser de 50% a 100% da mensalidade, para famílias que possuem renda per capita de até três salários mínimos.