POLÍTICA INTERNACIONAL
Ausente em debate, Trump é ironizado por pré-candidatos republicanos.
Milionário boicotou o debate em Iowa por acusar a Fox News de ser parcial.
Em 29/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O milionário Donald Trump boicotou o debate dos pré-candidatos do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (29), mas seus rivais fizeram questão de torná-lo bastante presente - com piadas e sarcasmo.
Participam do debate os senadores Ted Cruz (Texas), Marco Rubio (Flórida) e Rand Paul (Kentucky), o cirurgião aposentado Ben Carson, os governadores Chris Christie (Nova Jersey) e John Kasich (Ohio) e o ex-governador Jeb Bush (Flórida).
"Sou maníaco e todo mundo nesta tribuna é burro, gordo e feio. E, Ben, você é um cirurgião horrível", disse o senador Ted Cruz, com olhar irônico para o cirurgião aposentado Ben Carson, imitando o magnata que lidera as pesquisas de opinião para ser o indicado do Partido Republicano à eleição para presidente dos EUA.
"Nos livramos da parte Donald Trump", disse o senador do Texas, fazendo rir vários dos presentes no centro de convenções de Des Moines, onde sete dos principais pré-candidatos do partido se reuniram para o debate final antes das primárias em Iowa.
As primárias serão realizadas em 1º de fevereiro, segunda-feira, e é primeira etapa no processo de indicação do candidato republicano à presidência.
Cruz também agradeceu aos oponentes que compareceram ao debate "por mostrarem respeito pelos homens e mulheres de Iowa".
Nos debates anteriores e ao longo da campanha, Trump foi o rei dos ataques pessoais contra os adversários, incluindo Cruz e sobretudo o ex-governador da Flórida, Jeb Bush. "Eu meio que sinto falta do DT. Ele era um ursinho de pelúcia para mim", brincou Bush.
Polêmica com a Fox News
Trump se negou a participar do debate por causa de uma controvérsia que se arrasta há meses com a Fox News, a emissora de televisão favorita dos conservadores. O empresário acusa a rede de parcialidade, alegando que a apresentadora Megyn Kelly não é justa em suas perguntas.
Foi a própria Megyn, inclusive, que ressaltou a ausência de Trump, ao pedir aos pré-candidatos que "falassem do elefante que não está na sala".
A polêmica decisão, no entanto, não significou uma perda de projeção midiática para Trump, já que outros canais televisionaram seu evento paralelo.
Exposição na mídia
Enquanto os pré-candidatos republicanos debatiam na "Fox News", Trump discursou em um ato organizado para arrecadar fundos para os veteranos de guerra a poucos metros do centro de convenções - e o evento foi televisionado pelos canais "CNN" e "MSNBC".
Assim, mesmo não aparecendo na "Fox News", Trump garantiu para si vários minutos de discurso nas outras duas principais redes de notícias 24 horas do país.
Em seu discurso, o milionário falou inclusive da sua ausência no debate. "É algo bom para mim? Ou ruim? Ganharei votos? Ou perderei apoio? Ninguém sabe. Mas valeu a pena. Valeu a pena porque arrecadamos mais de US$ 5 milhões em um dia", afirmou Trump.
Fonte: EFE