CIDADE

Auxílio Moradia Emergencial: projeto é aprovado em Aracruz

Projeto foi apresentado com a finalidade de desburocratizar requisitos mediante as chuvas

Em 27/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Arquivo Secom

O Auxílio Moradia visa disponibilizar o acesso à moradia segura em caráter emergencial e temporário, mediante a concessão de benefício para custear, integral ou parcialmente, a locação de imóvel residencial pelo prazo de até doze (12) meses

A Prefeitura de Aracruz apresentou o Projeto de Lei Executivo (PLE) Nº 98/2022 que foi aprovado pelos vereadores na última Sessão Extraordinária, que aconteceu no dia 22 de dezembro. O referido projeto foi apresentado com a finalidade de desburocratizar alguns requisitos mediante as fortes chuvas que caíram no município e deixaram muitas famílias desabrigadas.

Acrescido à Lei Municipal Nº 4.319/2020, que instituiu o Programa Auxílio Moradia no município, o parágrafo único dispensa a comprovação dos requisitos enumerados na lei para a concessão do benefício pelo período de três meses, podendo ser prorrogado. Assim, a Prefeitura poderá agir de forma rápida e adequada a situações emergenciais que afetem o direito de moradia e a segurança das famílias atingidas, permitindo a concessão célere do benefício de aluguel social. 

O Auxílio Moradia visa disponibilizar o acesso à moradia segura em caráter emergencial e temporário, mediante a concessão de benefício para custear, integral ou parcialmente, a locação de imóvel residencial pelo prazo de até doze (12) meses, permitida a prorrogação por apenas uma vez, em igual período.

O secretário de Habitação, Claydson Pimentel, considera muito importante “a aprovação desse projeto que tem como finalidade atender as famílias que precisam em situações emergenciais ou de calamidade, pois, com a atual legislação demorava mais de 30 dias para cumprir todas as etapas desde o pedido de entrada até a inclusão da pessoa”.

“Estamos desburocratizando a lei já existente para que tenhamos mais agilidade na tomada de decisões e na concessão do benefício. Sabemos das dificuldades legais para atendimento à população, mesmo em situação de emergência. Diante disso, solicitei à Habitação que buscássemos uma forma legal de promover um atendimento mais rápido aqueles que precisam do auxílio moradia emergencial. Agradeço mais uma vez aos vereadores que aprovaram esse importante projeto para que possamos dar uma resposta mais rápida”, comentou o prefeito Dr. Coutinho. (Por Thiago Rosse de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

PMVV irá ampliar número de banheiros na orla para Réveillon
São Mateus contabiliza mais de 6.000 cestas básicas entregues
Serra fez melhorias na rede de iluminação em 40 bairros
Vila Velha é uma das melhores cidades do Sudeste para viver
Natal da Gente: diversão e educação para consumo em Vitória
Aracruz: iluminação do Parque Urbano é inaugurada
Serra: Central Carapina recebe praça totalmente revitalizada
Praça de Nova Venécia vai ser totalmente revitalizada
Nível do rio Doce ultrapassa cota de inundação em Linhares
Compras de Natal: Procon de Vila Velha orienta consumidores
Atendimentos do Procon e atrações na Costa Pereira hoje (23)
Prefeitura de Vitória doa 5 ton de mantimentos para famílias

TAGS:
ARACRUZ | PROJETO | MORADIA | EMERGENCIAL | CHUVAS