EDUCAÇÃO
Avaliações Diagnósticas são aplicadas até dia 09 de março
São as provas das Avaliações Diagnósticas nas escolas da Rede Estadual do Espírito Santo.
Em 04/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os resultados são analisados com a finalidade de identificar os aprendizados obtidos pelos estudantes e as necessidades deles.
As provas das Avaliações Diagnósticas nas escolas da Rede Estadual continuam até o próximo dia 09 de março, novo prazo dado pela Secretaria da Educação (Sedu). Participam estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual. Desde o dia 14 de fevereiro as escolas estão aplicando os testes, que não atribuem nota ao estudante, de acordo com a organização da própria unidade de ensino, de forma a contemplar todos os componentes curriculares e estudantes.
Os resultados são analisados com a finalidade de identificar os aprendizados obtidos pelos estudantes e as necessidades deles.
“A Avaliação Diagnóstica aplicada no início do ano é importante para o trabalho do professor, pois indicará as habilidades que os alunos desenvolveram e aquelas que ainda precisam ser consolidadas, a partir das Orientações Curriculares propostas”, ressaltou a gerente de Avaliação da Sedu, Endy Albuquerque Silva.
Segundo a gerente, os resultados vão subsidiar os professores, gestores educacionais e a Secretaria da Educação na construção de ações e propostas de intervenção pedagógica, com foco no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
“É importante ressaltar a necessidade de intensificar a mobilização e a divulgação, unindo esforços de todas as instâncias, a fim de potencializar a participação do maior número possível de estudantes, para assim assegurar a produção de resultados que representem o desempenho em nossa rede, considerando a realidade de cada escola”, complementou Endy Albuquerque Silva.
Avaliação – 1ª Edição
A Avaliação Diagnóstica possibilita realizar o levantamento da situação do estudante em relação às aprendizagens desenvolvidas e ao currículo proposto. Dessa forma, tem o objetivo de diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas, e as que ainda não foram consolidadas pelos estudantes, para nortear o planejamento, as ações e subsidiar as propostas de intervenção pedagógica das equipes.
> Data de aplicação: até dia 09 de março
> Público-alvo: alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. (Com informações da Sedu)
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