CIDADE
Avenida Paulista deve fechar neste domingo para inauguração de ciclovia.
Eventual bloqueio seria 2º teste para fechamento da avenida aos domingos.
Em 23/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A inauguração da ciclovia na Avenida Bernardino de Campos provocará mudanças no trânsito da região da Avenida Paulista neste domingo (23). As duas vias devem ser utilizadas apenas por pedestres e ciclistas entre as ruas da Consolação e Vergueiro das 9h e 17h, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Este poderá ser o segundo teste para avaliar o impacto do fechamento ao trânsito da avenida. Segundo a Prefeitura, de acordo com os resultados, a Avenida Paulista pode passar a ser de uso exclusivo para ciclistas e pedestres em todos os domingos.
O Ministério Público recomendou que a Prefeitura não fechasse a avenida neste domingo. Na recomendação, a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo cita o acordo firmado entre Ministério Público e a Prefeitura em 2007, que limita o fechamento da avenida em apenas três vezes por ano. Essas ocasiões costumam ser a Parada Gay, a Corrida de São Silvestre e o Réveillon. O MP diz que a avenida já foi fechada neste ano para a Parada Gay e a inauguração da ciclovia.
Apesar da recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de São Paulo manteve a decisão de reservar a Paulista para pedestres e ciclistas neste domingo. Disse ainda que, para a decisão definitiva sobre o fechamento, vai levar em consideração a opinião dos afetados pela medida, como moradores da região e hospitais.
"Em uma eventual abertura permanente da Paulista aos domingos, serão levados em conta os resultados dos dois testes (do dia 28 de junho e do próximo domingo) e as considerações de todos os atores envolvidos", informou a administração municipal. Em 28 de junho, a via ficou fechada para a inauguração da ciclovia.
Ciclovia Bernardino de Campos
O trecho de 750 metros que será aberto neste domingo vai ligar a ciclovia da Rua Vergueiro à estrutura da Paulista. Com a inauguração da ciclovia, a cidade vai chegar a 356,8 km de infraestrutura cicloviária permanente. Na ciclovia da Rua Itápolis, que é conectada à da Bernardino de Campos pela Avenida Paulista, será inaugurado um bicicletário na Praça Marechal Cordeiro de Farias, conhecida como Praça dos Arcos.
Até o último balanço divulgado pela CET, a obra da ciclovia da Paulista tinha custado R$ 12,2 milhões aos cofres públicos, no trecho entre as Avenida Paulista e Bernardino de Campos, incluindo a instalação de dutos para a passagem de fibra ótica sob a pista. Diferentemente da maioria das ciclovias, que são pintadas com tinta vermelha, a da Paulista é feita com concreto pigmentado com coloração.
Hospital
Durante o fechamento da Avenida Paulista, os pacientes do Hospital Santa Catarina terão liberação exclusiva da faixa de ônibus para ter acesso à unidade. Quem precisar ir até o hospital deve seguir pela Rua 13 de Maio e, em seguida, utilizar a faixa de ônibus da própria Paulista, que estará sinalizada.
A São Paulo Transporte (SPTrans) irá modificar o itinerário de 27 linhas de ônibus municipais por causa da inauguração da ciclovia. A CET fará os seguintes desvios no trânsito:
Sentido Consolação/Vila Mariana
Motoristas devem seguir pela Alameda Santos e ruas Cubatão, Estela e Vergueiro.
Sentido Vila Mariana/Consolação
Motoristas devem seguir pelas ruas Vergueiro, Eduardo Amaro, Apeninos, do Paraíso, Praça Oswaldo Cruz (canalizada uma faixa), e ruas Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal, Antônio Carlos e da Consolação.
Fonte:G1