TEMAS GERAIS

Avião da Força Aérea chega ao Brasil após resgate na Europa

Avião da FAB que foi até a Europa resgatar brasileiros chegou ao Brasil nesta quinta-feira, 10

Em 10/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Força Aérea Brasileira

A aeronave decolou de Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira, 9, com quase 70 passageiros (42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano), além de animais de estimação. 

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi até a Europa resgatar brasileiros que fugiram da Guerra da Ucrânia chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira, 10.

O cargueiro KC-390 Millennium, além de um Legacy com uma grávida e crianças de colo, pousou por volta de 6h50 na Base Aérea de Recife, em Pernambuco. Os repatriados serão recebidos em cerimônia em Brasília, ainda nesta quinta-feira.

A aeronave decolou de Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira, 9, com quase 70 passageiros (42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano), além de animais de estimação. 

Na viagem, o cargueiro da FAB transportou ainda 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a população ucraniana.

Operação Repatriação

Batizada de Operação Repatriação, a ação é uma das tentativas do governo Jair Bolsonaro (PL) de emplacar uma agenda positiva relacionada à guerra. Ela foi organizada pelos ministérios depois de pressão popular sobre a demora do governo em prestar assistência consular à comunidade brasileira na Ucrânia.

Até a deflagração do conflito, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, não havia orientação para que os brasileiros deixassem o território ucraniano, como recomendavam as potências ocidentais.

Nos primeiros dias de guerra, a orientação do Itamaraty era para que, quem quisesse, buscasse sair do país por meios próprios. Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores disse que não tinha condições de preparar um resgate.

Tudo mudou depois da deterioração das condições de segurança, com bombardeios em diversas cidades, inclusive a capital ucraniana. Houve reforço da equipe, com deslocamento de mais diplomatas para o Leste Europeu e auxílio direto com transporte por meio de trens. O governo brasileiro também transferiu diplomatas de Kiev, esvaziando a embaixada, para a linha de fronteira com Moldávia e Polônia, a fim de facilitar a saída. (Terra com informações do Estadão Conteúdo)

Leia também:

Procon Vitória alerta para prefixo de ligações de telemarketing
Reunião GGIM: Serra segue com uma redução em homicídios
Pesquisa mostra Brasil como 5º país do mundo na pirataria
​Assistência Social vai realizar ações na Semana da Mulher
Cartórios registram aumento de 40% nos inventários em 2021
Vitória prepara programação especial para Mês da mulher
Prefeitura de Serra divulga a programação do Mês da Mulher
PMA da ONU eleva nivel de assistência alimentar na Ucrânia
PC diz que queda de rochas em Capitólio foi evento natural
Explosão em mesquita no Paquistão deixa 30 mortos

TAGS: 
FAB | AVIÃO | RESGATE | EUROPA | BRASIL