MEIO AMBIENTE

Baía de Guanabara volta a sofrer com despejo de lixo e água suja no Rio.

Água ficou mais clara durante os jogos olímpicos.

Em 05/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Diferente do período olímpico, a cor da água na Baía de Guanabara voltou a ficar escura e o lixo flutuante, que diminuiu durante a Rio 2016, voltou a aparecer, segundo o Bom Dia Rio desta quarta-feira (5). Imagens gravadas no sábado (1°) mostram a água totalmente escura e com muita sujeira.

Segundo o oceanógrafo, David Zee, a chuva não é a grande responsável por toda a poluição na baía. “Não é apenas a questão de falta de chuva durante a olimpíada. A peça fundamental é o grande esforço que o governo do estado fez. E ele provou para nós que é possível manter a baía de Guanabara limpa, desde que haja investimentos e esforço efetivo para a limpeza das águas”.

Segundo ele, a enseada de Botafogo é o local onde mais se concentra os canais de esgoto que lançam água suja na baía.

A Secretaria Estadual do Ambiente disse que o trabalho de retirada do lixo e as obras de saneamento para reduzir a poluição na Baía de Guanabara continuam mesmo após a Olimpíada.

Já a Secretaria Municipal de Saneamento e Recursos Hídricos explicou que na Enseada de Botafogo, na Baía de Guanabara, desaguam dois rios e quando chove muito é necessário abrir as comportas. Mas que a última vez que isso foi necessário foi há quase um mês.

Fonte: g1-RJ