CIDADE
Bairro de Guarapari(ES) está sem água há 9 dias e moradores reclamam.
Cesan diz que o problema em Condados é pontual e que o local foi atendido.
Em 05/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Há nove dias moradores do bairro Condados, em Guarapari, na Grande Vitória, estão sem água. Eles dependem da boa vontade de vizinhos com piscina ou são obrigados a gastar com galões de água para garantir condições mínimas para fazer comida, por exemplo.
“Antes do verão disseram que não ia faltar água. E quando eu chego em casa, não tem água para fazer um café”, diz a auxiliar de serviços gerais Sirlene Joaquina de Jesus, 47. “Todo verão é assim, mas neste está pior. E a cidade nem está tão cheia”, acrescenta Sirlene.
Ela relata que um morador do bairro possui uma piscina em casa. “Ele deixa a gente pegar, mas não tem como fazer comida com isso”, diz. Por isso, os moradores recorrem aos galões.
Apesar das reclamações, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) diz que o problema em Condados é pontual e que o local foi atendido com carro-pipa e que o abastecimento está normal.
Mas a situação de Condados é uma entre tantas vividas por outros bairros da cidade, que deve continuar com alguns “caos pontuais”, conforme informou nota da Cesan: “Enquanto o consumo não diminuir e não chover, o fornecimento de água não será regularizado totalmente e caos pontuais de desabastecimento vão continuar ocorrendo, porque o Espírito Santo travessa uma das piores crises hídricas dos últimos 80 anos”.
O órgão afirmou ainda que os registros sobre falta de água variam entre os bairros e estão difusos. “As regiões com maior registro de dificuldade de abastecimento foram as com maior concentração de turistas, como as praias”, completou.
Um dos “caos pontuais” ocorre no bairro Kubitschek, onde os moradores relataram cortes regulares de fornecimento de água em alguns momentos do dia.
“A água voltou, mas a gente tem pique de falta de água”, afirmou Rubiane dos Santos Pereira, 31. Mas ela dá bronca também na própria população. “Trabalho como agente de endemias e ando por tudo aqui. Vejo as pessoas lavando carros e falo para poupar”, diz.
A Cesan havia emitido alerta de que poderia faltar água no último feriado por causa de um problema, já resolvido, em um transformador em uma de suas subestações.
Culpa
A Cesan negou que tenha culpa sobre a falta de água. “Parece que a população e os turistas não se deram conta da gravidade da situação, como se fosse culpa da Cesan”, finalizou o comunicado da companhia.
Fonte: G1-ES