CIDADE

Balanço 2014: mais de 1,6 mil crianças e adolescentes atendidos nos Cajuns

Crianças e adolescentes participam de diferentes atividades nos Cajuns

Em 13/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O ano de 2014 foi de grande avanço para crianças e adolescentes de Vitória na área da Proteção Social Básica, que visa prevenir situações de risco e vulnerabilidade, investindo no desenvolvimento de potencialidades e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Nas unidades do projeto Caminhando Juntos(Cajuns), mais de 1,6 mil crianças e adolescentes participaram de atividades desenvolvidas ao longo do ano. Muitas delas garantem que essas ações mudaram as suas vidas, como é o caso de Laryssa, de 8 anos, Jamilly, 9, e Isabele, 6, que frequentam a unidade do Cajun de Nova Palestina. Para elas, o Cajun é um espaço onde podem realizar alguns sonhos e se divertir. "O Cajun é um lugar de aprendizado de artes circenses, capoeira e dança. É um lugar muito bom", afirmou Jamilly.

Juntas, as 12 unidades do Cajun oportunizaram a participação de crianças e adolescentes em diversas oficinas e mais de 15 passeios, além de prestar atendimento individualizado a mais de mil famílias.

Odomodê

Outro exemplo do sucesso das ações foram as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Afro Odomodê, como a quarta edição da Feira Criola, que aconteceu em novembro, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), reunindo artesanato, música, arte e dança com o objetivo de disseminar a cultura afrobrasileira pela capital.

Outro exemplo disso foram as atividades promovidas pelo Centro de Referência da Juventude(CRJ), que, ano longo de 2014, promoveu mais de 20 workshops em diversas áreas, como locução, DJ, fanzine, fotografia e produção de caderno artesanal.

Todas as atividades são desenvolvidas são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Fonte: Secom/PMV