MEIO AMBIENTE
Banco de areia bloqueia foz do Rio Jucu, em Vila Velha/ES.
População local usou enxadas para tentar amenizar a situação.
Em 04/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A foz de Rio Jucu, em Vila Velha, na Grande Vitória, amanheceu fechada por um banco de areia, neste domingo (3), pela segunda vez neste ano. A primeira foi em janeiro.
Para evitar que a correnteza do rio retornasse e a água entrasse na casa dos moradores da região, a população local usou enxadas para tentar amenizar a situação.
Depois, a Prefeitura de Vila Velha teve conhecimento do fato e mandou uma escavadeira para retirar a areia do rio. A escavadeira chegou no local por volta das 13h e só terminou o serviço depois das 17h.
Segundo o responsável pela escavadeira que fez o serviço na foz do rio, José das Neves, foram retirados mil metros cúbicos de areia, o que equivale a 90 caminhões. Essa areia vai ser espalhada na praia da região.
Em outubro de 2015, o Rio Jucu, sem força, ficou por mais de duas semanas sem conseguir chegar ao mar devido a um grande banco de areia.
Para que o Jucu seguisse seu curso normal, neste domingo (3), foi aberta uma canaleta de cinco metros de largura por 70 metros de comprimento e dois de profundidade.
Rio sem força
O ambientalista Eduardo Pignaton explicou que a maré leva a areia para boca do rio e, por ele estar sem força, não consegue romper o bloqueio. “Isso acontecia uma vez a cada 10 anos. Mas o rio está sem força para romper o bloqueio”, afirma.
Já a Prefeitura de Vila Velha informou que “a causa do fechamento da Foz é o nível baixo do rio devido a falta de chuva.”
Ainda de acordo com o ambientalista, como o rio está assoreado a situação pode voltar a acontecer. “O Jucu perdeu força e profundidade, quando a maré levar areia para a boca do rio de novo, ele mais uma vez não terá forças para romper o bloqueio", argumentou.
Fonte: G1-ES