ECONOMIA INTERNACIONAL
Banco do Japão deverá voltar a relaxar política monetária.
Se não houver medidas, diz Honda, "as pessoas vão desistir" da ampla política econômica.
Em 18/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) provavelmente tomará medidas ousadas no próximo mês, afirmou um assessor do primeiro-ministro Shinzo Abe, rechaçando especulação de que o banco central japonês poderia aproveitar uma revisão prevista de sua política para reduzir estímulos monetários.
No fim de julho, o BoJ decepcionou analistas e investidores ao promover ajustes apenas secundários em sua política monetária, mas prometeu que faria uma avaliação abrangente de suas ações na reunião de setembro.
"Independentemente da forma que eles conduzirem a avaliação, já há uma resposta: a política monetária não foi suficientemente relaxada", comentou o assessor, Etsuro Honda, que também é o embaixador japonês para a Suíça.
Ampla política econômica
Se não houver medidas, diz Honda, "as pessoas vão desistir" da ampla política econômica que o governo japonês vem adotando nos últimos três anos e meio para combater a deflação, conhecida como "Abenomics".
Nas últimas semanas, a planejada avaliação da política do BoJ tem gerado especulação sobre a determinação das autoridades japonesas de continuarem estimulando a economia.
A política monetária é uma parte central da plataforma de crescimento do governo Abe, junto com a flexibilização da política fiscal.
Fonte: Dow Jones Newswires