MEIO AMBIENTE
Barragem do Rio Bonito vira terra seca na região Serrana do ES.
Morador registrou cenário provocado pela estiagem.
Em 13/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um morador de Cariacica se assustou ao passar pela barragem de Rio Bonito, entre Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo. O morador fez fotos que mostram um volume de água muito inferior ao normal, com áreas completamente secas.
De acordo com a Cesan, a barragem apresenta 27% de seu volume. O local também é utilizado pela EDP Escelsa, que tem um acordo com o governo do estado de aplicação do uso múltiplo da água da PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) Rio Bonito.
A EDP explicou que “a usina tem capacidade instalada de 22,50 MW e, atualmente, em virtude das baixas afluências verificadas no período, está dentro de seus limites técnicos e com períodos de alternância em suas operações”.
A empresa esclarece que “as medidas adotadas não influenciam o abastecimento de energia elétrica para os clientes, uma vez que a concessionária do grupo, que atua no estado, faz parte do Sistema Interligado Nacional.”
A barragem é alimentada pelo Rio Santa Maria da Vitória, que, na última medição da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em 5 de setembro, apresentava uma vazão de 2.571 litros de água por segundo, o que determina situação crítica no local (a situação chega a crítica quando a vazão se apresenta menor que 3.800 litros por segundo).
Escassez
A situação está complicada em todo o estado, da Bacia do Itaúnas, no Norte, até a Bacia do Itabapoana, no Sul.
Porém a gravidade é maior nas regiões acima do Rio Jucu, na Grande Vitória, em direção ao Norte e ao Noroeste do estado. São localidades onde diversos rios já secaram e onde os bancos de areia substituíram boa parte dos leitos. É o caso do Rio Doce.
Várias cidades estão sofrendo racionamento de água em algum período do dia. Em um bairro – Cidade Nova da Serra, na Serra – o abastecimento é feito exclusivamente por carros-pipas. Lá o rio secou.
Fonte: g1-ES