CIDADE

Barris de vinho atraem clientes para Santa Teresa (ES).

No Espírito Santo, 38 municípios são responsáveis por uma produção anual.

Em 01/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O vinho é uma bebida apreciada em todo o mundo e muito utilizada em comemorações especiais, principalmente entre casais. É tão querida, que possui até mesmo uma data no calendário: 4 de junho – Dia do Vinho. No Espírito Santo, 38 municípios são responsáveis por uma produção anual média de 2.466 toneladas. Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Alfredo Chaves são os que mais se destacam no cenário capixaba de produção de uvas.

A bebida feita a partir da fermentação da uva é tão especial, que alguns empreendimentos têm utilizado elementos do vinho para atrair clientes. A Cantina Mattiello, em Santa Teresa, além de produzir e vender vinhos diversos, reformou a fachada utilizando um barril de madeira. Ao entrar na cantina, os clientes passam por dentro desse barril, onde encontram elementos que remontam há tempos distantes, como sofá, xícaras e quadros antigos, dando um clima todo especial ao ambiente. 

O empresário Eliton Stanger e sua esposa, Viviane Mattiello Stanger, cuidam da cantina, herança da família italiana, que iniciou a produção de vinho para consumo próprio em 1895, quando chegou ao Brasil.  Anos depois foi inaugurada a Cantina Mattiello, onde eram vendidos vinhos e licores, além de cafés torrados, sucos e geleias, para complementar a renda familiar.

Em 2006 foi construída uma fábrica para a produção dos vinhos e a cantina se tornou a atividade geradora de renda principal da família. Aos poucos eles foram adquirindo novos equipamentos e ampliaram o espaço para atenderem as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Desde o início o empreendimento conta com as orientações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES). “Herdamos a Cantina do meu sogro e não queríamos deixar o trabalho e a história da família acabar e foi quando buscamos o Sebrae. Trabalhamos junto com a instituição há muitos anos e ela nos forneceu capacitações e consultorias para nos dar noção técnica e dar uma guinada no nosso negócio”, expôs Eliton.

Entre as mudanças realizadas, está à construção de uma cafeteria com espaço para degustação dos produtos, além da reforma na fachada e a adaptação do local para deficientes físicos. “Depois que começamos a trabalhar com o Sebrae muitas mudanças foram feitas. Mudamos a fachada, adaptamos os banheiros e incluímos rampas para facilitar e possibilitar o acesso de deficientes físicos ao nosso estabelecimento. A nossa fábrica também foi ampliada e passamos a desenvolver novos produtos, como o Vinho Grano D’oro, lançado no final do ano passado”, declarou o empresário.

Barril de vinho como suíte

Outro empreendimento que tem aproveitado todo o charme do vinho para atrair e conquistar seus clientes é a Pousada São Lourenço, também em Santa Teresa. No local, os clientes podem, além de degustar bons vinhos, se hospedar em barris-suítes e aproveitar toda a área verde, parquinho infantil, campo de mini-golf, salão de jogos, lago e trilha na mata.

 ideia de utilizar um barril de vinho surgiu em 2014, com a necessidade de ampliar os empreendimento de forma inovadora para atrair hóspedes. “Pensamos em fazer algo exótico, que diferenciasse nossa pousada das demais existentes na região. Então, adquirimos quatro barris de vinho de Caxias, Rio Grande do Sul, que armazenavam 30 mil litros de vinho cada antes de serem desativados”, explicou o empresário Lúcio José de Mendonça.

Após restaurados e transformados em barril-suíte, a Pousada São Lourenço entrou no Livro dos Records, pelo RankBrasil, como a “Primeira pousada do país a utilizar barril de vinho para hospedagem”. Os dormitórios possuem o conforto de um quarto convencional e também contam com banheiro acoplado.

Para realizar muitas mudanças na propriedade, Lúcio José conta com o apoio do Sebrae ES com consultorias de layout interno e externo do empreendimento, consultorias realizadas junto ao Circuito Caravaggio, além de participar de missões técnicas relacionadas a turismo.

Para quem gosta de um bom vinho, essas são apenas algumas das várias opções de lugares no Espírito Santo que produzem e comercializam essa bebida tão apreciada.