MOTOR
Barulho ao frear? Profissional explica o que fazer
Uma das manutenções mais importantes que precisam ser feitas no carro é a dos freios.
Em 01/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma das manutenções mais importantes que precisam ser feitas no carro é a dos freios. Afinal, essas peças estão diretamente ligadas à segurança do motorista e de todos os passageiros no veículo. Quando o condutor perceber um barulho no freio, é imprescindível visitar uma oficina de confiança para resolver o problema o quanto antes.
De acordo com Susarion Ribeiro, gerente de serviços da Vitoriawagen de Serra, existem alguns problemas recorrentes quando o automóvel começa a fazer barulho ao frear. "Material da pastilha muito duro, flutuação da pastilha na pinça de freio e contato irregular da pastilha com o disco são muito comuns", descreve.
Pode ocorrer, ainda, um risco das pastilhas gastas danificarem outras peças, além de aumentarem o tempo de parada do veículo, o que pode causar acidentes e acarretar grandes prejuízos.
Problema no disco
Além do barulho, o profissional explica que há outras formas de identificar falhas nos componentes. Vibração no volante ou dificuldade em acionar o freio devido à firmeza no pedal estão entre as situações.
“O disco de freio, que é o item fixado à roda do veículo, pode também ter a sua parcela de culpa pelo incômodo com o som. Isso acontece por sua função de reduzir o movimento giratório da roda, onde o disco pode apresentar superfície irregular, emitindo o barulho”, salienta.
Recomendações
A recomendação é que as pastilhas de freio sejam revisadas a cada 10 mil quilômetros rodados. Entre 30 e 40 mil passa a ser obrigatória, pois podem diminuir a vida útil dos discos, o que provoca um desgaste prematuro. "É importante, também, uma revisão periódica de mangueiras, válvulas, pneu (calibragem) e sistema de suspensão, para o melhor funcionamento do sistema de freio", conclui Ribeiro.
(Foto: Divulgação)