TEMAS GERAIS

Base federal em terra yanomami é atacado, garimpeiro é preso

A presença do garimpo ilegal de ouro na terra yanomami levou fome e doenças aos indígenas.

Em 24/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Condisi-YY

Dino afirmou que a PF intensificará as ações na terra indígena para prender e apreender material.

Uma base federal montada no território yanomami em Roraima foi alvo de um atentado realizado por garimpeiros que tentavam levar minério extraído da terra indígena e um deles foi preso após ser ferido em tiroteio, disse o Ibama em nota na noite de quinta-feira.

De acordo com o órgão ambiental, o ataque aconteceu quando os agentes abordaram uma das sete embarcações em que estavam os garimpeiros, que reagiram à abordagem com disparos. Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros ficou ferido e foi preso pela Polícia Federal, de acordo com o Ibama.

“Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A agência ambiental disse que pediu à PF reforço na segurança da base.

Também na quinta, os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, anunciaram a antecipação do novo fechamento do espaço aéreo sobre a terra yanomami, inicialmente previsto para maio, para o dia 6 de abril.

Dino afirmou que a PF intensificará as ações na terra indígena para prender e apreender material dos garimpeiros que ainda seguem na terra indígena.

A presença do garimpo ilegal de ouro na terra yanomami levou fome e doenças aos indígenas e provocou uma crise humanitária e sanitária na região, o que levou o governo e declarar uma emergência sanitária.

O governo federal impôs um primeiro fechamento do espaço aéreo sobre o território no início de fevereiro, mas optou por reabrir parcialmente dias depois para permitir a saída espontânea de invasores. A reabertura teria duração de duas semanas, mas depois foi ampliada até maio. (Por Eduardo Simões, com informações da Reuters)

Leia também:

Supremo Federal mantém proibição do uso de amianto no país
Desalojados em SP vão receber 20 toneladas de doações
Navio chega a São Sebastião em meio a previsão de mais chuvas
Petrobras doa combustível para aeronaves de resgate em SP
Rio registra aumento de 66% no volume de chuva em fevereiro
Foliões são arrastados pela correnteza da chuva em São Paulo
Governo reconhece calamidade em seis municípios paulistas
Medidas de segurança podem prevenir fraudes financeiras
Espanha é o 1º país da Europa a aprovar licença menstrual
Ciberfolia: dicas para proteger seu celular durante o Carnaval
Fraude em cotas faz TSE anular votos em dois municípios

TAGS:
BASE FEDERAL | TERRA YANOMAMI | GARIMPEIRO | DOENÇA | POLICIA FEDERAL