ESPORTE NACIONAL
Bauru bate o Pioneros, conquista Liga das Américas e jogará Intercontinental
No Maracanãzinho, equipe do interior paulista leva susto durante o jogo, mas embala no fim e vence...
Em 16/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A ansiedade e o discurso cauteloso agora podem ficar de lado. O sonho virou realidade. O melhor time de basquete da América Latina é do interior de São Paulo. O Bauru derrotou o Pioneros na noite deste domingo, no Maracanãzinho, e se tornou o novo campeão da Liga das Américas. A equipe comandada pelo técnico Guerrinha fez jogo duro contra os mexicanos, algozes do Flamengo na semifinal, tomou um susto durante a partida, mas embalou no fim e venceu por 86 a 72, fechando a competição de forma invicta. O título dá o direito de o bauru jogar a Copa Intercontinental contra o campeão europeu. O terceiro lugar da LDA 2015 ficou com o Rubro-Negro, que mais cedo venceu o Peñarol.
O Bauru contou com uma atuação brilhante de Rafael Hettsheimer. O pivô foi o cestinha do jogo, com 30 pontos anotados, sendo 15 deles em bolas de três. Murilo Becker foi "o cara" nos rebotes, com 11 - e ainda marcou 17 pontos. Já Ricardo Fischer foi destaque com nove assistências. Alex terminou como o MVP (jogador mais valioso) da competição.
Recheado de estrelas, o time paulista teve o apoio de Jefferson Willian, que, lesionado, participou fora de quadra, aparecendo de surpresa no vestiário, e de uma animada torcida que viajou mais de 700 quilômetros para gritar "o Maraca é nosso". O Bauru é bicampeão paulista, campeão da Liga Sul-Americana e o atual líder do Novo Basquete Brasil (NBB).
A PARTIDA:
O Bauru precisou de três ataques até Murilo marcar, com assistência de Robert Day, sua primeira cesta. Antes disso, Clemente anotou, a favor do Pioneros, os primeiros pontos da partida. Após ótima infiltração de Alex em velocidade, a bola acabou não caindo, mas mostrou a postura ofensiva da equipe paulista. Na sequência, o ala conseguiu converter a primeira bola de três da partida.
O problema é que ansiedade fazia a defesa do Bauru ficar vulnerável. O time acordou quando o placar estava 11 a 7 para os adversários. Hettsheimer resolveu com duas bolas de três seguidas e virou o jogo. Alex, quando não passava no meio da defesa mexicana, acertava nas assistências. Assim, o Bauru até chegou a abrir boa vantagem, com 22 a 16, mas a perdeu no minuto final do primeiro quarto. Na última bola, Clemente acertou de três e empatou o jogo: 24 a 24.
No segundo quarto, o Bauru parou de perder bolas bobas e teve tranquilidade nos arremessos. Com espaço, Hettsheimer conseguiu acertar novamente duas bolas de três seguidas e fez o técnico Manuel Cintron pedir tempo. Por outro lado, o time brasileiro também deu brechas para as bolas longas do Pioneros, especialmente para Keenan. Com isso, a vantagem, que chegou a 12 pontos, com 40 a 28 para os bauruenses, caiu para cinco na ida para o intervalo: 46 a 41.
O Pioneros começou o terceiro período bem melhor e conseguiu a virada ao fazer 53 a 52 a cinco minutos do fim. Mas o susto serviu novamente para o Bauru acordar. Era uma rotina. As falhas nas bolas de lance livre também prejudicavam os paulistas, enquanto a equipe de Cancún era quase perfeita nesse tipo de arremesso. Com raça, os mexicanos não deixaram o Bauru disparar no placar, que acabou em 62 a 59 para os brasileiros no terceiro quarto.
A bola de três acertada por Alex Garcia a 8min27s do fim do jogo mostrou que confiança e boa pontaria não faltariam ao Bauru na reta final. A conversão embalou o time e empolgou ainda mais a torcida. A certeza do título aconteceu na última bola de três de Hettsheimer. Dali então, foi só gritar "É campeão".
O título credencia o Bauru a disputar o título da Copa Intercontinental contra o campeão europeu. O Final Four da Euroleague de basquete acontece de 15 a 17 de maio em Madri, na Espanha. O atual campeão é o Maccabi Tel Aviv, de Israel, que perdeu para o Flamengo na decisão do ano passado. Atualmente, a competição está na segunda rodada, com 16 times ainda na briga pelo título.
FICHA DO JOGO:
Bauru (BRA): Fischer (8), Alex (16), Murilo (17), Hettsheimer (30), Robert Day (3), Larry Taylor (5), Gui Deodato (3) e Mathias (4). Técnico: Guerrinha.
Pioneros (MEX): Hernandez (12), Clemente (13), Soriano (3), Southwell (0), Keenan (23), Villanueva (0), Manjarres (4), Pagan (2), Lopez (6), Camacho (0), Beck (9) e Vazquez (0). Técnico: Manuel Cintron.
Árbitros: Reynaldo Mercedes, Pablo Estevez e Roberto Vazquez.
Fonte:GloboEsporte