ECONOMIA INTERNACIONAL

BC da Austrália mantém taxa de juros na mínima histórica de 2,0%.

A decisão veio em linha com a previsão dos economistas.

Em 01/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu hoje (1º) manter sua taxa básica de juros inalterada pela nona reunião de política monetária consecutiva, na mínima histórica de 2,0%, nível em que se encontra desde maio do ano passado. A decisão veio em linha com a previsão dos economistas.

O RBA, porém, deixou aberta a possibilidade de futuros cortes nos juros, caso a economia australiana perca força mais adiante.

A tendência de queda dos preços das commodities e de valorização do dólar australiano pode levar o BC australiano a voltar a cortar juros nos próximos meses, assim como choques inesperados da economia mundial.

Em comunicado divulgado após a decisão, o presidente do RBA, Glenn Stevens, comentou que eventual inflação baixa abrirá espaço para novas reduções de juros, se necessário.

"Na reunião de hoje, o comitê (de política monetária do RBA) julgou que são razoáveis as perspectivas de crescimento continuado da economia, com a inflação próxima à meta", afirmou Stevens. "O comitê, portanto, decidiu que a atual estrutura da política monetária permanece apropriada."

Às 4h28 (de Brasília), o dólar australiano se fortalecia a US$ 0,7179, de US$ 0,7142 no fim da tarde de ontem.

Fonte: Dow Jones Newswires.