CIDADE
Beira-Mar vai ganhar semáforos digitais a partir desta quinta-feira (22).
Mudanças serão da altura do Hospital São Lucas ao cruzamento com a Leitão da Silva.
Em 20/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir da próxima quinta-feira (22) os semáforos da Avenida Beira-Mar, no trecho entre o Hospital São Lucas e o cruzamento com a Avenida Leitão da Silva, na Capital, ganharão tecnologia digital. A mudança vai melhorar a sincronia dos semáforos na região. A novidade foi publicada com exclusividade pela Coluna Victor Hugo, no último sábado.
Hoje 40% dos semáforos de Vitória já contam com a tecnologia, e segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Tyago Hoffmann, até o primeiro trimestre do ano que vem, todos os semáforos serão digitais.
Ele explica que os comunicadores analógicos dos semáforos estão sendo trocados por digitais, por meio de uma parceria entre a Setran e a Secretaria de Tecnologia da Informação, que foi incumbida de colocar fibra ótica nos equipamentos.
“A grande melhoria será a sincronia semafórica. O semáforo analógico também fica sincronizado, mas quando ele perde a sincronia, eu não consigo saber que ele está dessincronizado, a não ser que alguém veja e avise, o digital vai me avisar na central. Melhorando a sincronia melhora a fluidez do trânsito”.
O secretário afirma que além de acabar com a falta de fluidez, já que a falta de sincronia acabará, a tecnologia digital trará economia para os cofres da prefeitura.
“Vai gerar uma economia de manutenção, porque o semáforo analógico, quando tem um pique de energia ou falta de sincronia, a gente tem que mandar uma equipe no local para ajustá-lo. Quando eu transformo essa comunicação para digital eu consigo fazer essa operação à distância”.
Nobreak
Outra novidade prevista para o trânsito de Vitória é a instalação de nobreak em cruzamentos críticos. O equipamento permite que a sincronia não seja perdida mesmo com a falta de energia elétrica. O primeiro deve ser instalado no próximo dia 28, no cruzamento entre as Avenidas Desembargador Santos Neves com a Reta da Penha.
A implantação será em caráter de teste e ficará assim por cerca de 30 dias. “E se funcionar, dentro das capacidades financeiras da secretaria e da prefeitura, vamos implantar em toda a rede semafórica do município, mas priorizando os cruzamentos mais importantes, um deles, o da Avenida Dante Michelini com a Norte-Sul”.
O secretário não soube informar o valor dos investimentos com nobreaks. Quanto aos custos com os semáforos digitais ele afirmou que são valores mínimos.
Entenda
Semáforos
Vitória
Hoje 40% dos semáforos da Capital são digitais, com fibra ótica e controle à distância por meio de uma central de videomonitoramento; 50% analógico; e 10% inteligentes, conhecidos como laços indutivos, eles são autoprogramáveis, de acordo com o trânsito no local naquele momento, e medem o fluxo de veículos através de sensores na pista.
Tecnologia digital
Como funciona
Em cada semáforo será colocado um comunicador dentro do controlador, esse comunicador vai ligá-lo à fibra ótica. Quando esse semáforo tiver algum problema de funcionamento, seja por defeito ou por queda de energia, a fibra ótica vai mandar as informações para a central de monitoramento da Setran, que à distância, vai fazer o ajuste do equipamento.
Avenida Beira-Mar
Mudança
Todos os semáforos da Avenida Beira-Mar, do trecho entre o Hospital São Lucas e o cruzamento com a Avenida Leitão da Silva, serão contemplados com a tecnologia. A previsão é que até o primeiro trimestre do ano que vem, todos os semáforos de Vitória passem de analógicos para digitais.
Nobreak
Cruzamentos
A partir do próximo dia 28, o semáforo do cruzamento da Avenida Desembargador Santos Neves com a Reta da Penha ganhará nobreak, ele funcionará em caráter de teste por cerca de 30 dias, se a experiência for bem sucedida, de acordo com as possibilidades financeiras da prefeitura, toda a rede semafórica será contemplada, priorizando os cruzamentos mais críticos.