POLÍTICA INTERNACIONAL

Bernie Sanders declara apoio a Hillary Clinton.

Senador disse que fará tudo o que puder para ajudar a eleger a ex-rival.

Em 12/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O senador democrata Bernie Sanders declarou apoio à Hillary Clinton em evento de campanha em Portsmouth, New Hampshire, nesta terça-feira (12), segundo a Reuters. Os dois concorriam à indicação do Partido Democrata na corrida à sucessão de Barack Obama. 

“A secretária Clinton ganhou o processo de indicação democrata. E eu pretendo fazer tudo que posso para ter certeza de que ela será a próxima presidente dos Estados Unidos", disse Sanders em meio a aplausos.

Sanders listou uma série de razões pelas quais a ex-secretária de Estado é uma opção melhor que seu rival republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais de novembro.

Citou o apoio de Hillary aos direitos dos homossexuais, seguro universal de saúde e luta contra as mudanças climáticas. "Não é um segredo que Hillary Clinton e eu discordamos em muitos assuntos. Isso é democracia", disse Sanders, segundo a France Presse.

"Mas estou feliz por anunciar que houve uma importante aproximação entre as duas campanhas e produzimos, de longe, a plataforma mais progressista da história do Partido Democrata", acrescentou.

Hillary agradeceu o apoio do ex-rival de 74 anos durante as primárias do partido. "Nós somos mais fortes juntos”, declarou Hillary logo após o pronunciamento de Sanders.

Sanders representou uma forte resistência à candidatura de Hillary no Partido Democrata, a ponto de a ex-secretária de Estado só poder cantar vitória na disputa interna no último dia das eleições primárias.

Sanders mobilizou os eleitores mais jovens do partido. Assessores de Clinton estão confiantes de que o apoio de Sanders pode ser uma arma impante na disputa contra Trump, segundo a CNN.

O provável candidato republicano Donald Trump emitiu uma nota dizendo que Sanders passou a fazer parte de um "sistema manipulado" ao apoiar a candidatura de Clinton.

Hillary conseguiu o número mínimo de deputados que precisava para que sua indicação fosse formalizada após as primárias em Nova Jersey, no início do mês.

Fonte: g1-SP