NEGÓCIOS
BHP Billiton venceu leilão de águas profundas no Golfo do México.
A expectativa é que a primeira produção inicie em 2023.
Em 06/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A gigante BHP Billiton ganhou, nesta segunda-feira (5), a licitação de uma cobiçada jazida de águas profundas no Golfo do México, o qual vai explorar em sociedade com a petroleira estatal Pemex.
"Pela primeira vez em seus 78 anos de história, a Pemex fará uma associação em Exploração e Produção via 'farm-out' (associação)", anunciou a estatal mexicana em um comunicado, acrescentando que a australiana BHP Billiton ficará com 60% de Trión, e a Pemex, com 40%.
Diferentemente de outros campos petrolíferos, Trión não tem apenas recursos prospectivos, contando ainda com reservas totais 3P (provadas, prováveis e possíveis). Segundo estimativas da Pemex, essas reservas chegam a 485 milhões de barris de petróleo equivalente.
A expectativa é que a primeira produção inicie em 2023 e, em 2025, prevê que a plataforma alcance cerca de 120.000 barris de petróleo bruto equivalente diários.
A oferta da BHP Billiton superou a da inglesa BP Exploration. A gigante australiana está presente em mais de 12 países e produz por volta de 600.000 barris de petróleo bruto equivalente diários. Suas vendas totais passam de US$ 30 bilhões.
O bloco Trión tem 1.285 quilômetros quadrados, e seu hidrocarboneto principal é o de óleo leve, segundo a Pemex.
AFP