CIDADE

Biblioteca Municipal de Vitória comemorou 78 anos com festa

Biblioteca Pública Municipal, conta com um acerco de mais de 18 mil volumes.

Em 30/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Diego Alves - Secom/PMV

Espaço dedicado ao fomento do livro e da literatura, a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim em Vitória, completou 78 anos nesta última segunda (29). Para marcar a data, até sexta (2), acontece uma programação especial na sede do espaço, no Casarão Cerqueira Lima.

Haverá sarau poético, contação de histórias, encontro com o escritor, lançamento de livro, além de uma exposição de livros em formato acessível que integram o acervo da biblioteca.

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de mais de 18 mil volumes, além de jornais, revistas, audiolivros, livros em Braille, CD´s e DVD´s.

A média de frequentadores do espaço é de 300 pessoas por mês, possuindo 8.349 leitores cadastrados. Somente nos primeiros seis meses de 2019, foram emprestados 1,5 mil livros.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

"A literatura talvez seja, das artes estabelecidas, a mais solitária. Ao contrário de um de seus produtos, o livro, que atravessa gerações servindo a quem o lê. A Biblioteca Municipal, junto a esse produto literário, vai além: cuida, preserva, promove, mantém. E faz isso há 78 anos, da forma mais nobre e mais justa que o livro merece. Vida longa a esse espaço tão importante da Secretaria Municipal de Cultura", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

"Comemoramos essa data tão importante com muita alegria. São 78 anos de existência da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, que é um espaço de formação, desenvolvimento de pessoas, socialização e integração e vem disseminando conhecimento e incentivando à leitura", disse Elizete Caser, coordenadora da biblioteca.

Programação

De 29 de julho a 2 de agosto, das 12 às 19 horas
- Exposição de Obras Especiais
- Exposição de livros em formatos acessíveis (Braille)

De 29 de julho a 2 de agosto, das 13h às 18h30
- Banca Troca de Livros e Gibis

Terça-feira (30), às 14h30
- Contação de Histórias
Com Vitor Passarim

Quarta-feira (31), às 19 horas
- Lançamento do livro "Orfanato Cristo Rei: do sacrifício à ascensão”, do escritor Marcos Bubach

Quinta-feira (1º), às 15 horas
- Encontro com o Escritor (Viagem pela Literatura) - Francisco Aurélio Ribeiro

Sexta-feira (02), às 14h30
- Contação de Histórias (Viagem pela Literatura) - Marta Samor e Tiana Magalhães

Breve histórico

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares, mobiliário moderno, sendo Paulo da Rocha Freire e Alfredo o biblio-pinacotecário Costalonga, o biblio-pinacotecário auxiliar.

A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, à época localizada no Centro Histórico. Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Acervo e projetos

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita. No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação de obras disponíveis no acervo com mais de 18 mil volumes.

A biblioteca oferece livros, jornais e revistas para consulta. Disponibiliza, em seu acervo acessível, audiolivros e livros em Braille, além de CD´s e DVD’s que retratam a história nacional e internacional.

Enciclopédias, dicionários, periódicos e literatura em geral também estão presentes. Entre os destaques, está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com uma diversidade de autores e gêneros.

O espaço também possui obras especiais, como “História da Companhia de Jesus no Brasil”, de Serafim Leite; "História do Espírito Santo”, 1ª edição autografada de Maria Stella de Novaes; "Quando o Penedo Falava", 1ª edição de Elpídio Pimentel; "Esboço dos costumes do povo espírito-santense", de Antunes Siqueira (1944).

A biblioteca disponibiliza acesso à internet aos seus usuários. Nela, também está liberado o sinal de internet do Vitória Online para celulares, computadores e notebooks do próprio usuário, sem necessidade do uso de provedor comercial. Seu acervo também pode ser consultado pela internet.

Quem foi Adelpho Poli Monjardim?

O nome da Biblioteca Municipal é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim. Filho do Barão de Monjardim e Beatrice Poli Monjardim, ele foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou livros como “O Tesouro da Ilha da Trindade” (1942), “Novelas Sombrias” (1944), “O Grande Almirante” (1976), “Os Imigrantes” (1980) e “O Saldanha do Meu Tempo” (1985). Faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura concede licenças remuneradas para professores em mestrado e doutorado

Na noite desta terça-feira (30), a Prefeitura de Vitória e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promovem cerimônia para oficializar a concessão de mais 12 licenças remuneradas para professores da rede municipal de ensino cursarem mestrado e doutorado.

No início do ano, outros 14 educadores foram contemplados, somando, ao todo, 26 profissionais em especialização.

A assinatura do termo de compromisso acontece no Palácio Municipal, em Bento Ferreira, com a presença de professores, do prefeito Luciano Rezende, da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, e da subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira da Seme, Sueli Mattos.

"O nível de especialização e pós-graduação dos nossos professores é quase de 100%. E liberar para licença com vencimento é investir na qualidade da educação dada por esses professores aos milhares de alunos da nossa rede municipal", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Documento

O documento autoriza a licença remunerada para a participação dos professores em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado), prevista nos decretos municipais  14.484/2009 e 14.958/2011.

Abaixo a lista dos profissionais contemplados

Andrea Aparecida Della Valentina
Carlos Fabian De Carvalho
Denise Pinheiro Quadros
Giovana Barbosa Da Silva
Ludmila Lessa Lorenzoni Vaccari
Marcelo Dobrovoski
Marcelo Rodrigues Vereno
Marle Aparecida Fideles De Oliveira Vieira
Michele De Almeida Rosa Rodrigues
Sonia Dalva Pereira Da Silva
Soraya Ferreira Pompermayer
Tatiane Da Silva Lima

Profissionais especializados

O quadro do magistério efetivo municipal é composto por 3.485 servidores, sendo 2.956 professores pós-graduados, 238 professores mestres e 30 professores doutores.

Saúde dos profissionais

Investir na especialização do quadro docente e estar atento aos cuidados com a saúde do profissional da Educação fazem parte da política gestora da rede municipal de ensino.

Promover o bem-estar para o educador é fundamental, por isso há casos também de licenças para tratar de questões de saúde que envolvem tanto os profissionais quanto seus familiares.

Do número total de licenças médicas, por exemplo, a maior parte trata-se de afastamentos para acompanhamento médico de membros da família, ou seja, quando o profissional se ausenta do trabalho para cuidar de um familiar.

Outros casos menos comuns são de licenças concedidas para tratar de questões tradicionalmente ligadas à docência, como problemas de voz e ortopedia/reumatologia. 

Acompanhamento

Para realizar o acompanhamento dos seus profissionais, a Seme conta com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, que tem como uma de suas atribuições planejar, implementar e acompanhar ações com vistas ao desenvolvimento e ao bem-estar dos servidores, sempre em articulação com outros órgãos do município e externos.

"Dentre os acompanhamentos realizados, há ações de sucesso que resultaram no retorno do servidor, principalmente, a sua vida na sociedade, o convívio social e profissional e o pleno exercício de suas atribuições", explica a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Seme, Adryana Scardini.

"Acolher o servidor, realizar uma escuta ativa e eficaz, preservá-lo e encaminhá-lo aos atendimentos necessários à sua recuperação global são ações realizadas em parceria com os gestores da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e os Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura", completa a coordenadora.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL