CULTURA
Biblioteca Pública do ES inicia obras de modernização.
O novo software é uma ferramenta on-line que facilitará o acesso do leitor.
Em 02/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Deste mês, até junho deste ano, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), localizada na Enseada do Suá, em Vitória, passará por obras para melhorias em sua estrutura. A reforma, que iniciou esta semana, é o primeiro passo para a modernização tecnológica do espaço, que inclui o livre acesso à rede Wi-Fi, a climatização do ambiente e a aquisição do software Sophia, entre outras providências..
O novo software é uma ferramenta on-line que facilitará o acesso do leitor na busca por títulos existentes no acervo da biblioteca. Ele oferece detalhes sobre o autor, ano que o livro foi publicado, referências bibliográficas e mostra se no momento, a publicação está disponível para empréstimo. Basicamente, é uma ponte de acesso às obras on-line da Biblioteca Nacional, integrando o acervo da BPES e das dez unidades da Biblioteca Transcol.
Funcionamento
Durante o período de três meses de obras, os usuários da BPES não ficarão totalmente sem atendimento. Alguns serviços irão funcionar parcialmente, tais como os setores Multimídia, Braille e Infantojuvenil, a divisão de documentação capixaba, as coleções José Teixeira de Oliveira e Província, a Divisão de Periódicos e a Divisão Itinerante, que incluem os terminais Transcol e de a Biblioteca Móvel.
Números
Considerada a sexta biblioteca mais antiga do país, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), incluindo a sua divisão itinerante (móvel e Transcol), já emprestou um total de 50.146 mil livros e recebeu uma frequência de visitantes de 38 mil pessoas.
Fonte:Secom ES