CIDADE
Bike GV faz 156 carros ficarem nas garagens todo dia na Grande Vitória.
Ônibus transporta ciclistas entre Vila Velha e Vitória, pela 3ª Ponte.
Em 27/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cerca de 156 carros ficam guardados nas garagens todos os dias, por conta da utilização do ônibus 'Bike GV', o ônibus que transporta passageiros com suas bicicletas entre Vitória e Vila Velha. Isso porque, segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), essa é a quantidade de usuários que o coletivo leva por dia.
O serviço funciona das 6h às 20h, mas a diretora de operações da Ceturb-GV, Rosane Giuberti, garantiu que o horário vai ser estendido até as 23h. A data ainda não foi informada, já que o ponto de ônibus do serviço também vai mudar de lugar.
Os ciclistas enumeram diversas vantagens da utilização do veículo no lugar dos carros. “Qualidade de vida, agilidade, que, apesar de ser de bicicleta, a locomoção é muito mais rápida. Ainda mais quando tem trânsito. Eu moro em Gaivotas, em Vila Velha, então não pego todo esse trânsito da ponte até chegar em casa. Gasto de 20 a 25 minutos, enquanto, de carro, levaria 40 ou 50 minutos”, falou o servidor público José Coradini.
No ônibus da Bike GV, apenas cinco passageiros vão sentados. Os outros vão em pé e dividem espaço com as 17 bicicletas que o veículo comporta. O ciclista paga somente a própria passagem, de R$ 1,20. “Além de ônibus convencional sair mais caro, se perde mais tempo dentro de terminal. Tem que pegar ônibus até o Terminal de Itaparica, depois, às vezes, até o de Vila Velha, para depois desembarcar na Praia do Suá, em Vitória”, falou o fibrador Alessandro Machado.
Fonte: G1-Espírito Santo