TEMAS GERAIS
Black Friday: Procon Serra de olho na propaganda enganosa
As equipes da fiscalização do Procon Serra estarão nas ruas para orientar os comerciantes.
Em 02/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma tradição iniciada nos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo.
Neste mês de novembro é realizada a Black Friday, data em acontecem diversas promoções no comércio e em empresas de prestação de serviços. Para conscientizar os comerciantes e prevenir problemas como publicidade enganosa e abusiva, o Procon Serra vai iniciar na manhã desta quarta-feira (03), a partir das 9 horas, na região de Laranjeiras, uma série de abordagens a estabelecimentos comerciais.
Durante as ações, as equipes da fiscalização do Procon Serra vão orientar os comerciantes a respeito da lei estadual 11.377/2021, que obriga os estabelecimentos comerciais com produtos em promoção a anunciarem junto ao preço o valor das mercadorias praticado antes da vigência da promoção.
No documento de notificação recomendatória que será entregue, constam a cópia da lei 11.377/2021 e orientações quanto à exposição correta das informações referentes ao produto, condições de pagamento e a disponibilidade de uma placa com o número de telefone do Procon e de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes.
“A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania atua para desenvolver os objetivos da ODS 12, da ONU, que fala sobre a busca pelo consumo e produção responsáveis, nas quais estão inseridas a prevenção e fiscalização de publicidade enganosa e ações que prejudicam o consumidor”, destaca a diretora do Procon Serra, Janaína Ferreira.
Black Friday
Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma tradição iniciada nos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo. Na data, são realizadas diversas promoções, com descontos em lojas físicas e virtuais. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 26.
Publicidade enganosa x publicidade abusiva:
Publicidade enganosa é aquela com informações falsas, seja inteira ou parcialmente, que possam induzir o consumidor ao erro. As informações podem ser quanto às características, qualidade, propriedade, preço, forma de pagamento ou qualquer outro dado referente ao produto.
A publicidade é abusiva quando incita a violência, explora medo ou superstição. Também é considerada abusiva a publicidade que se aproveita da ausência de julgamento de crianças e induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou segurança.
Leia também:
> SP libera os shows, baladas e eventos com 100% de público
> Morre Nelson Freire, maior pianista brasileiro, aos 77 anos
> Governo diz que não há registro de interdição de estradas
> ES fecha dez meses com 2º menor número de homicídios
> Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa hoje (1º)
> Madrugada sangrenta no Panamá termina com 5 mortos
> Governo publica regras para a concessão de auxílio-funeral
> Concessão da Via Dutra e trecho da Rio-Santos vai a leilão hoje
> Facebook anuncia mudança de nome corporativo para Meta
> Linhares ocupa 1º lugar no ranking do Índice Firjan no ES
TAGS: SERRA | PROCON | FISCALIZAÇÃO | FISCAIS | ORIENTAÇÕES | CONSUMIDORES | COMERCIANTES