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Black Friday: Procon Vitória dá 12 dicas para consumidores

Procon Vitória elaborou 12 dicas práticas que podem fazer toda a diferença nas compras.

Em 03/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a data é marcada por liquidações em lojas físicas e virtuais, com o objetivo de renovar estoques e impulsionar as vendas de fim de ano.

A Black Friday está chegando e, com ela, uma enxurrada de promoções que prometem grandes descontos. Para ajudar o consumidor a aproveitar esse período com segurança, o Procon Municipal de Vitória elaborou 12 dicas práticas que podem fazer toda a diferença na hora das compras.

Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a data é marcada por liquidações em lojas físicas e virtuais, com o objetivo de renovar estoques e impulsionar as vendas de fim de ano. Mas, junto com as ofertas, também aumentam os riscos de golpes e armadilhas.

O órgão municipal de proteção ao consumidor orienta que o primeiro passo é planejar as compras, fazendo uma lista do que realmente é necessário, não se deixando levar pela avalanche de anúncios e pelas chamadas de ofertas imperdíveis. Comprar de forma consciente é a melhor maneira de evitar arrependimentos.

Outros cuidados essenciais são comparar preços e modelos apresentados para não ter dificuldades na assistência técnica, conferir se o site é seguro (com endereço que comece por https) e desconfiar de promoções enviadas por redes sociais ou aplicativos de mensagem. Veja abaixo todas as 12 dicas.

"Nosso compromisso é garantir que o cidadão de Vitória possa consumir com segurança e consciência. O Procon Municipal tem um papel fundamental nesse processo, orientando e fortalecendo os direitos dos consumidores. A informação é a melhor ferramenta para evitar prejuízos e garantir que as compras sejam, de fato, um bom negócio", aponta o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.

Pesquisar sempre

O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, reforça que pesquisar é sempre a melhor estratégia.

"A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para economizar, mas é preciso ter cautela. O ideal é pesquisar os preços com antecedência, desconfiar de promoções exageradas e sempre verificar a reputação das lojas. Por isso, é importante que os consumidores fiquem atentos para aproveitar as oportunidades com consciência, comprando apenas o que realmente precisam e buscando pagar os menores preços", ressalta.

Panetto reforça que o consumidor bem-informado é o seu maior aliado contra práticas abusivas e que, em caso de reclamação ou dificuldade, o morador pode procurar o Procon Vitória para ter acesso a materiais informativos e atendimento. O órgão municipal de defesa do consumidor funciona na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544), no horário das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Confira as 12 dicas do Procon Vitória para a Black Friday

1. Liste o que você realmente precisa comprar: Evite se deixar levar pela "chuva" de propagandas. Compre apenas o que for necessário e útil.
2. Pesquise e compare: Verifique se o produto é atual, se há assistência técnica disponível e se o desconto é real.
3. Compre apenas em sites seguros: Prefira sites com endereço iniciado por "https://" e ícone de cadeado na barra do navegador.
4. Desconfie de promoções enviadas por redes sociais:
Não clique em links de origem duvidosa nem pague boletos de compras que você não fez.
5. Evite compras em redes Wi-Fi públicas: Essas conexões são vulneráveis e podem expor seus dados pessoais.
6. Avalie a forma de pagamento: Pagar à vista pode render descontos extras. Se for parcelar, verifique se há cobrança de juros.
7. Atenção ao frete: Compare o valor total do produto com e sem frete. "Frete grátis" pode estar embutido no preço.
8. Cheque informações da loja: Confira razão social, CNPJ e endereço. A falta desses dados é um sinal de alerta.
9. Fique atento a mudanças de preço no carrinho: Guarde prints das etapas da compra para garantir o cumprimento da oferta.
10. Observe o prazo de entrega: A responsabilidade é sempre da loja. Verifique as condições antes de concluir o pagamento.
11. Guarde todos os comprovantes: Nota fiscal, e-mails e protocolos são essenciais em caso de troca ou reclamação.
12. Conheça o direito de arrependimento: Para compras feitas fora do estabelecimento (internet, telefone, etc.), o prazo é de sete dias. (Secom/PMV)

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