POLICIA

Blatter tira peso sobre a Fifa e repassa acusações a confederações

Presidente diz que entidade não tem influência em contratos ilegais .

Em 09/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ainda no comando da Fifa, Joseph Blatter segue tentando defender o nome da entidade máxima do futebol, mesmo diante da deflagração de um esquema de corrupção que envolvia ocupantes de altos cargos da organização. Semanas depois da operação que deteve sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marín, o suíço afirma que as federações têm culpa pelos contratos ilegais.

- Não há manobras sob a influência direta da Fifa. Nossa influência sobre os contratos executados pelas confederações é praticamente zero - resumiu em entrevista ao jornal alemão "Weltwoche".

As investigações da Justiça norte-americana e do FBI apontam que havia uma cultura de pagamento de suborno nas negociações de direitos de transmissão de eventos futebolísticos. O pagamento de propina também seria uma rotina nas votações para escolhas de sedes de Copa do Mundo.

Blatter, porém, não considera um escândalo que a polícia tenha conseguido provar a existência de tais crimes dentro do mundo do futebol. Sua explicação é uma comparação com a sociedade.

- É impossível eliminar totalmente o roubo e o assassinato até em sistemas judiciais que funcionam no nível de nossa sociedade. O futebol não é melhor que nossa sociedade - afirmou.

Fonte:GE