CIDADE

Bloqueio atmosférico deixa verão no Espírito Santo mais quente

Fenômeno típico do inverno chegou ao estado em outubro.

Em 07/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um fenômeno meteorológico chamado “bloqueio atmosférico” tem deixado o verão mais quente no Espírito Santo de acordo com a meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Thabata Brito. Apesar de ser um fenômeno típico de inverno, o bloqueio chegou ao estado em outubro e tem expulsado as nuvens e as chuvas.

A sensação de calor atinge até mesmo quem escolhe locais com sombra para se abrigar. A meteorologista explicou que o fenômeno não costuma durar muito tempo.  “Esse tipo de bloqueio não costuma durar tanto tempo. As nuvens estão sendo desviadas para o oceano e os dias têm sido de céu claro, com pouca nebulosidade. O calor não chega a ser um absurdo, mas é constante”, afirmou.

Para diminuir o efeito do calor nas praias da Grande Vitória, turistas e banhistas têm encontrado a sombra como aliada. A estudante Maiara Góes, de 24 anos, disse que embora alivie, as sombras dos quiosques, sombrinhas e coqueiros não são suficientes.

“Tenho que usar protetor solar o tempo todo porque o calor está demais. Estou aproveitando minhas férias para vir à praia todos os dias e tento me proteger sob os coqueiros, mas adianta muito pouco”, falou a jovem.

Fonte: G1-Espírito Santo