NEGÓCIOS

BMW exportará para os Estados Unidos carros feitos no Brasil.

Acordo levará 10 mil unidades de Araquari (SC) para os EUA.

Em 20/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A BMW afirmou nesta quarta-feira (20) que formalizou um acordo para exportar aos Estados Unidos 10 mil unidades do utilitário esportivo X1 feito no Brasil. Os veículos começam a sair de Araquari, em Santa Catarina, para a América do Norte a partir de julho deste ano.A fábrica brasileira trocou a geração do modelo em fevereiro deste ano. Embora não tenha muita diferença no visual, ele perdeu o jeitão de perua e se tornou um verdadeiro utilitário esportivo compacto.

Três versões do X1 XDrive 28i serão exportadas para os EUA, todas equipadas com motor 2.8 de 4 cilindros, movido a gasolina, que desenvolve 240 cv de potência e 35 kgfm de torque.

É uma versão bastante equipada, com tração nas 4 rodas, 6 airbags, faróis de LED, sensor de estacionamento e de chuva, além de rodas de liga leve de 18 polegadas.

De acordo com a BMW, a demanda pelo modelo no mercado norte-americano está alta, e o Brasil vai complementar a produção da fábrica de Regensburg, na Alemanha, que era a única responsável por abastecer os EUA com o X1.

"A iniciativa demonstra que a fábrica de Araquari atende a todos os requisitos de qualidade e eficiência exigidos pelo BMW Group, estando apta a fornecer veículos para outros mercados, entre eles, o norte-americano, reconhecidamente um dos mais exigentes do mundo", afirmou em nota Helder Boavida, presidente da BMW no Brasil.

Segundo a fabricante, o projeto de exportação vai criar cerca de 300 novos postos de trabalho temporários, além dos 700 colaboradores que já atuam em Araquari.

Fonte: Auto Esporte