MOTOR

BMW lança supermoto no Salão Duas Rodas 2017

BMW HP4 Race terá 750 unidades em todo o mundo - 5 delas para o Brasil.

Em 13/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A BMW mostrou nesta segunda-feira (13) no Salão Duas Rodas 2017, que acontece em São Paulo, a HP4 Race, moto desenvolvida para rodar nas pistas, que custará nada menos do que R$ 490 mil no Brasil.

Feita especialmente para as pistas, a esportiva terá apenas 750 unidades produzidas no mundo, e 5 delas no Brasil, em um processo artesanal de montagem.

Apesar de ter sua origem na moto de rua S 1000 RR, a HP4 Race teve muitas alterações, inclusive, adotou chassi de fibra de carbono que pesa apenas 7,8 kg.

Todo o seu conjunto tem apenas 171 kg, em ordem de marcha, e até as rodas são de fibra de carbono, o que possibilita uma redução de peso de 30% em comparação a rodas forjadas em liga-leve.

Com 215 cavalos de potência, seu motor de 4 cilindros e 999 atende as especificações do Mundial de Superbike e alcança a potência máxima a 13.900 rpm, enquanto o pico de torque, de 120Nm, aparece aos 10.000 rpm.

As suspensões tambem são de competição, com garfos invertidos FGR 300 e amortecedores TTX 36 GP, ambos componentes fabricados pela sueca Öhlins e também usadas na MotoGP, no Campeonato Mundial de Superbike.

Para frenagem, a HP4 usa um sistema de freios de discos duplos de aço de 320 milímetros de diâmetro e 6,75 mm de espessura, pistões revestidos de titânio e pinças de alumínio monobloco Brembo GP4 PR, com superfície niquelada.

A moto conta com assistência de freio motor, com até 15 níveis de atuação, e sistemas eletrônicos de controle e assistência.

Todo o seu conjunto tem apenas 171 kg, em ordem de marcha, e até as rodas são de fibra de carbono, o que possibilita uma redução de peso de 30% em comparação a rodas forjadas em liga-leve.

Com 215 cavalos de potência, seu motor de 4 cilindros e 999 atende as especificações do Mundial de Superbike e alcança a potência máxima a 13.900 rpm, enquanto o pico de torque, de 120Nm, aparece aos 10.000 rpm.

As suspensões tambem são de competição, com garfos invertidos FGR 300 e amortecedores TTX 36 GP, ambos componentes fabricados pela sueca Öhlins e também usadas na MotoGP, no Campeonato Mundial de Superbike.

Para frenagem, a HP4 usa um sistema de freios de discos duplos de aço de 320 milímetros de diâmetro e 6,75 mm de espessura, pistões revestidos de titânio e pinças de alumínio monobloco Brembo GP4 PR, com superfície niquelada.

A moto conta com assistência de freio motor, com até 15 níveis de atuação, e sistemas eletrônicos de controle e assistência.

BMW G 310 GS

Depois de lançar a G 310 R, sua primeira moto de baixa cilindrada, a BMW expandirá sua presença nesse segmento com a G 310 GS, variante aventureira que utiliza o mesmo motor da R, com 34 cv.

O visual da G 310 GS é fortemente inspirado na lendária R 1200 GS, principalmente pelo paralama dianteiro e as carenagens fixadas nas laterais do tanque.

Ela tinha sido prometida ainda em 2017 no Brasil, mas ficará para o primeiro trimestre de 2018.

(Foto: Marcelo Brandt/G1)