MOTOR
BMW vai abrir fábrica no México em 2019, apesar das ameaças de Trump.
Presidente eleito dos EUA disse que vai cobrar imposto de fronteira.
Em 16/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A BMW seguirá com os planos de abrir uma fábrica no México em 2019, apesar dos alertas feitos pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para impor um imposto de fronteira sobre os veículos da marca alemã fabricados naquele país e destinados aos EUA, disse um executivo.
Além da montadora alemã, General Motors, Ford e Toyota já foram alvos de críticas do futuro presidente dos Estados Unidos, que assume o posto no dia 20.
Em uma entrevista ao jornal alemão Bild publicada no domingo (15), Trump disse que a BMW deve construir sua nova fábrica de carros nos EUA, porque isso seria "muito melhor" para a empresa.
Mas a BMW vai manter seus planos e abrir a fábrica em San Luis Potosí em 2019, disse o executivo Peter Schwarzenbauer a repórteres em uma conferência em Munique nesta segunda-feira (16).
A nova fábrica mexicana construirá o BMW Série 3 a partir de 2019, com a produção destinada ao mercado mundial. A fábrica seria um complemento das instalações de produção da Série 3 existentes na Alemanha e na China.
Ameaças
Apesar das ameaças, Trump ainda não anunciou nenhuma medida relacionada a acordos comerciais.
Ao G1, executivos de montadoras que participaram do Salão de Detroit disseram que vão esperar para saber qual será a postura do novo governo, mas já falam em adaptação.
A Ford, no entanto, anunciou que desistiu de abrir uma nova fábrica no México, para investir nos EUA. A Fiat Chrysler também destacou investimentos na indústria americana nos últimos dias.
Fonte: Reuters