ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa australiana fecha estável, com ajuda de petroleiras e mineradoras.
O volume de transações foi um pouco menor que o normal e envolveu 2,03 bilhões de ações.
Em 08/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A bolsa australiana, a principal da Oceania, fechou praticamente estável nesta segunda-feira (8), apagando quase todas as perdas de mais cedo, em meio a uma recuperação das ações de petroleiras e a continuidade dos ganhos de mineradoras.
O S&P/ASX 200, índice que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, terminou a sessão com ligeira baixa de 0,02%, a 4.975,40 pontos. O volume de transações foi um pouco menor que o normal e envolveu 2,03 bilhões de ações no valor de 4,77 bilhões de dólares australianos (US$ 3,39 bilhões), diante do fechamento da maioria dos mercados asiáticos em função do feriado do ano-novo chinês, que vai se estender ao longo desta semana.
Os negócios na Austrália ficaram pressionados desde a abertura, em reação ao desempenho negativo das bolsas de Nova York na sexta-feira, quando o relatório de emprego dos EUA referente a janeiro trouxe dados mistos e alimentou incertezas sobre o ritmo em que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deverá elevar os juros básicos no curto prazo.
A estabilização dos preços do petróleo e a valorização de papéis de mineração, no entanto, garantiram o encerramento do mercado australiano em torno da estabilidade.
No setor minerador, os destaques positivos foram BHP Billiton (+1,1%), Rio Tinto (+2,2%) e Newcrest Mining (+3,7%). Entre as petroleiras, Woodside Petroleum subiu 0,6% e Santos ganhou 0,3%. Oil Search, por outro lado, caiu 0,7%.
Fonte: Dow Jones Newswires.