ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio amplia ganhos com especulação e petróleo em alta.
O petróleo, enquanto isso, vem mantendo nesta madrugada a trajetória de alta.
Em 25/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (25), ampliando os ganhos vistos nos mercados asiáticos no pregão anterior, ainda em meio à expectativa de que grandes bancos centrais adotem novas medidas de estímulos e a recuperação do petróleo.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,9%, a 17.110,91 pontos, após saltar quase 6% na sessão de sexta-feira.
Na semana passada, o presidente do BCE, Mario Draghi, sugeriu que a instituição poderá ampliar seus esforços de relaxamento monetário, talvez já na reunião prevista para março. Com isso, ganhou força a especulação de que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) também possa agir no encontro desta semana, na quinta e sexta-feira.
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), por sua vez, tem reunião amanhã e quarta-feira, mas a previsão é de que manterá os juros básicos inalterados, após elevá-los pela primeira vez desde 2006, no mês passado.
O petróleo, enquanto isso, vem mantendo nesta madrugada a trajetória de alta das últimas sessões, também impulsionado pela aposta de que haverá novos estímulos monetários e por recentes nevascas na costa leste dos EUA, que favorecem a demanda por óleo de aquecimento.
Diante do avanço do petróleo, empresas japonesas do setor voltaram a ser destaque positivo na Bolsa de Tóquio hoje: os papéis da Japan Petroleum subiram 6,54% e os da Inpex, 3,28%.
Dow Jones Newswires.