ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio cai após anúncio do Fed impulsionar iene frente ao dólar.
Ontem, o Fed decidiu manter suas taxas de juros inalteradas.
Em 17/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em baixa pelo terceiro dia seguido nesta quinta-feira (17), após indicação do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de que irá elevar juros de forma mais lenta ter impulsionado o iene em relação ao dólar.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, caiu 0,22%, a 16.936,38 pontos, após registrar queda de 0,83% no pregão anterior.
Ontem, o Fed decidiu manter suas taxas de juros inalteradas e previu que as elevará apenas duas vezes este ano, após o aumento inicial anunciado em dezembro. Anteriormente, o BC norte-americano projetava quatro elevações de juros em 2016.
Em reação ao Fed, o iene se valorizou frente ao dólar, movimento que tende a pressionar ações de exportadoras japonesas.
No setor exportador, os destaques de baixa em Tóquio incluíram a Canon (-1,4%) e a Nitto Denko (-1,3%).
A Toshiba, por sua vez, sofreu um tombo de 8%, após notícia de que o fabricante de eletrônicos está sendo investigado por autoridades nos EUA, por ter supostamente ocultado perdas de US$ 1,3 bilhão em suas operações de energia nuclear.
Por outro lado, a exploradora de petróleo Inpex subiu 2,4% no mercado japonês, na esteira de fortes ganhos nos preços da commodity. Nos negócios de ontem, o petróleo avançou quase 6% em Nova York e mais de 4% em Londres, em meio a expectativas de que grandes produtores congelarão sua produção e após a projeção do Fed.
Fonte: Dow Jones Newswires