ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio fecha em alta após PIB japonês gerar expectativa de estímulos.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 0,49%.
Em 17/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta segunda-feira, após dados fracos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão gerarem expectativa de que o banco central e o governo do país terão de adotar medidas de estímulo adicionais.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 0,49%, a 20.620,26 pontos, após recuar 0,37% no pregão anterior.
Dados publicados ontem à noite mostraram que o PIB japonês se contraiu a uma taxa anualizada de 1,6% no segundo trimestre. Embora tenha vindo acima da previsão colhida pelo Wall Street Journal, de queda de 1,9%, o resultado levou alguns analistas a apostar que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) voltará a relaxar sua política monetária já na reunião de outubro.
Participantes do mercado, contudo, dizem que o sentimento ainda não é totalmente positivo.
"Como as preocupações com a desaceleração da economia chinesa ainda dominam, é improvável que o mercado acionário de Tóquio fique propenso a risco em breve e o Nikkei deverá permanecer abaixo de 22 mil pontos no curto prazo", comentou Mitsushige Akino, gestor-chefe de fundos da Ichiyoshi Asset Management.
Entre os destaques de alta em Tóquio, estiveram a Fujifilm Holdings (+2,28%), a Casio Computer (+1,4%) e a Yamaha (+2,5%).
Fonte: Dow Jones Newswires.