ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio fecha em baixa, influenciada por petróleo fraco e iene forte.
O Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,42%.
Em 19/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta sexta-feira (19), novamente influenciada pelos efeitos dos preços baixos do petróleo e da valorização do iene, em meio a um ambiente de crescimento fraco.
O Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,42%, encerrando o pregão a 15.967,17 pontos. Ao longo da semana, o índice japonês teve valorização de 6,8%, recuperando-se parcialmente do tombo de 11% da semana passada, que foi o pior desde a crise financeira global.
Embora recentes temores sobre o setor bancário tenham diminuído, persistem as preocupações com o desempenho da economia mundial, prejudicando a perspectiva de ações de energia e de exportadoras.
O petróleo, que interrompeu um rali recente após os estoques dos EUA registrarem novo avanço a níveis recordes, opera com tendência de queda nos negócios da madrugada. Como resultado, as petrolíferas lideraram as perdas no mercado japonês hoje: enquanto a Inpex caiu 9,4%, a Japan Petroleum recuou 6,3%.
Além disso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu ontem suas projeções para o crescimento global este ano, inclusive dos EUA e Japão.
Especulação de que o Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano) poderá demorar para voltar a elevar juros vem pressionando o dólar em relação ao iene, que costuma atrair demanda em momentos de incerteza. A força da moeda japonesa, por sua vez, tende a prejudicar o setor exportador.
Outros destaques de baixa em Tóquio foram a Murata Manufacturing (-5,5%) e a Nidec Corp. (-4,7%).
Fonte: Dow Jones Newswires.