ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio fecha em forte alta após dados animadores dos EUA.
Os destaques do setor exportador em Tóquio incluíram Murata Manufacturing (+8,1%).
Em 02/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta nesta quarta-feira (2), após dados animadores dos EUA aliviarem preocupações sobre a perspectiva da maior economia do mundo e do crescimento global.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, saltou 4,11%, a 16.746,55 pontos, garantindo seu terceiro maior ganho desde o começo do ano.
Avanços mostrados ontem em indicadores dos setores manufatureiro e de construção dos EUA, assim como nas vendas das montadoras que operam no país, reduziram temores sobre a economia norte-americana e ampliaram as chances de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) volte a elevar juros este ano.
Como resultado, o dólar se fortaleceu ante o iene durante a madrugada, favorecendo as ações de exportadoras negociadas no mercado japonês.
Os destaques do setor exportador em Tóquio incluíram o fabricante de componentes eletrônicos Murata Manufacturing (+8,1%), que vinha acumulando desvalorização de 23% no ano, e o fabricante de motores Nidec (+7,4%), que tinha queda de 15% desde janeiro.
Entre outras empresas, os papéis da Ito En, do ramo de bebidas, e a Kawasaki Heavy Industries subiram cerca de 7,6%. A Ito foi impulsionada por sólidos números de lucros e vendas e a Kawasaki por uma projeção favorável de fluxo de caixa.
Fonte: Dow Jones Newswires.