ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio fecha em forte baixa, após decepção com pesquisa do BoJ.
O mau humor em Tóquio veio após pesquisa trimestral do Banco do Japão (BoJ.
Em 01/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em forte baixa nesta sexta-feira (1º), acumulando perdas por quatro pregões consecutivos, após a pesquisa Tankan do banco central japonês mostrar deterioração do sentimento das empresas no Japão.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, caiu 3,55%, a 16.164,16 pontos, registrando a maior queda porcentual desde 12 de fevereiro. Ao longo da semana, o índice acumulou desvalorização de 4,93%.
O mau humor em Tóquio veio após pesquisa trimestral do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) mostrar que a confiança dos grandes fabricantes do país caiu pela metade em relação à sondagem anterior, a 6, vindo abaixo da expectativa dos analistas, que era de declínio a 8.
O Tankan mostrou ainda que a previsão das empresas era que o dólar estivesse em 117,46 ienes no ano fiscal japonês que teve início hoje, muito acima do nível atual, que é de cerca de 112,30 ienes. Muitas companhias japonesas, particularmente as exportadoras, poderão ser forçadas a rever suas projeções de lucros se o iene permanecer forte ante o dólar.
Os destaques de baixa em Tóquio incluíram os fabricantes de eletrônicos Panasonic (-12%) e Omron (-6,7%) e de autopeças Denso (-6,4%). O tombo da Panasonic veio após a empresa cancelar sua meta de receita para o ano fiscal que se encerra em março de 2019, devido à desaceleração da China.
O clima no mercado japonês também foi de cautela antes do relatório de emprego mensal dos EUA, que será divulgado às 9h30 (de Brasília) e ajuda a determinar o futuro da política de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Fonte: Dow Jones Newswires.