ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio fecha no maior nível em 1 mês, à espera de dados dos EUA.

Nas últimas sessões, o mercado acionário japonês acumulou ganhos.

Em 04/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em alta pelo quarto dia seguido nesta sexta-feira (4), atingindo o maior nível em um mês, à medida que os investidores continuaram comprando ações à espera de novos dados do mercado de trabalho dos EUA.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,32% hoje, a 17.014,78 pontos, o maior patamar desde 4 de fevereiro. Ao longo da semana, o índice japonês registrou valorização de 5,1%.

Nas últimas sessões, o mercado acionário japonês acumulou ganhos na esteira de indicadores positivos dos EUA, em meio ao alívio de preocupações com a saúde do setor petrolífero e com a desaceleração da economia mundial.

De qualquer forma, o ganho relativamente moderado do Nikkei hoje sugere cautela antes do relatório de emprego mensal dos EUA, que será divulgado na manhã desta sexta. Os dados, que são cruciais para o futuro da política de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), podem ajudar a confirmar a avaliação de que a maior economia do mundo se mantém em recuperação gradual.

Ações dos setores de energia e de transporte marítimo, que sofreram fortes perdas mais no começo do ano, ajudaram a liderar os ganhos em Tóquio hoje. A exploradora de petróleo Inpex subiu 6,8%, enquanto a Mitsui O.S.K. Lines avançou 4,1%.

Outro destaque foi a Sharp, que saltou 9,4%, após notícia de que a Foxconn pretende selar um acordo de quase US$ 6 bilhões para assumir o controle do fabricante de eletrônicos no começo da próxima semana.

Fonte: Dow Jones Newswires.