ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio recua, em clima de cautela antes de reunião do BoJ.

Com isso, o clima é de cautela no mercado japonês.

Em 25/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (25), devolvendo ganhos após encerrar a semana passada no maior nível desde 2 de fevereiro, em meio a crescentes expectativas de que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciará novas medidas de relaxamento monetário nos próximos dias.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, caiu 0,76%, a 17.439,30 pontos, depois de acumular valorização de 4,3% na última semana.

Especulação de que o BoJ poderá voltar a agir com mais relaxamento, após reunião de dois dias que terminará na quinta-feira (28), vem crescendo diante da recente tendência de valorização do iene e da piora das condições de negócios das empresas nos últimos meses.

Com isso, o clima é de cautela no mercado japonês. Para o principal gestor de fundos da Ichiyoshi Investment Management, Mitsushige Akino, o BoJ poderá ampliar as compras dos chamados ETFs (fundos de ações) e adotar taxas de juros negativas para alguns programas de empréstimos bancários.

"Eu acredito que eles vão fazer ambas as coisas. Tenho certeza de que é o que vão fazer, mas não sei quantos ETFs a mais eles vão comprar", comentou Akino.

O fabricante de eletrônicos Sony foi destaque de baixa em Tóquio hoje, com queda de 6% em suas ações, após anunciar na última sexta que vai atrasar a divulgação de sua projeção de lucro para o atual ano fiscal para avaliar o impacto dos recentes terremotos que atingiram o sul do Japão.

Por outro lado, as seguradoras MS&AD Insurance Group Holdings e Dai-ichi Life Insurance subiram 4,3% e 2,6%, respectivamente, diante da previsão de que o BoJ poderá tomar novas medidas e da menor preocupação com o impacto dos tremores.

Fonte: Dow Jones Newswires